Entra em cena K'un, a Terra, a Mãe, o Receptivo


Olá, Caro Leitor,
Esta Página trata sobre o Hexagrama K'un, a Terra, a Mãe, o Receptivo,
e os Hexagramas formados a partir deste Trigrama fundamental.

Estes Textos 
fazem parte de uma teia de Páginas sobre o I Ching, o Livro das Mutações,
cuja Página principal é
O FIO DA MEADA, I Ching do Caminho do Céu
- obra em nove Volumes/Capítulos -,
sendo que o Primeiro Capítulo trata sobre
Os Conceitos Fundamentais sobre o I Ching, o Livro das Mutações .

O Caminho do Céu começa agora,
 a partir do Trigrama K'un, a Terra,
formando oito Hexagramas
e constando como o Segundo Volume/Capítulo.

Boa Leitura e Bons Estudos!

Com um abraço estrelado,
Janine Milward





O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada


Apresentação da Obra:

Primeiro Volume 
Conceitos Fundamentais sobre o I Ching, O Livro das Mutações

Segundo Volume 
- Os Hexagramas formados por K'un, A Terra, A Mãe, O Receptivo

Terceiro Volume
 - Os Hexagramas formados por Ken, A Montanha, A Quietude

Quarto Volume
 -  Os Hexagramas formados por K'an, A Água, O Abismal

Quinto Volume 
- Os Hexagramas formados por Sun, O Vento, A Suavidade

Sexto Volume 
-  Os Hexagramas formados por Chen, O Trovão, O Incitar

Sétimo Volume 
- Os Hexagramas formados por Li, O Fogo, O Aderir

Oitavo Volume
 -  Os Hexagramas formados por Tui, O Lago, O Jovial

Nono Volume 
-  Os Hexagramas formados por Ch'ien, O Céu, O Pai, O Criativo


Editora Estrela do Belém
© 1997







O FIO DA MEADA

I Ching do Caminho do Céu


Janine Milward


SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo:

  A Terra recebe a Terra
formando K'un, O Receptivo, A Mãe, A Terra

A Terra acolhe a Montanha,
 formando Po, Desintegração, a Fuga da Luz

A Terra acolhe a Água
formando Pi, União, Manter-se Unido, Solidariedade

A Terra acolhe o Vento
formando Kuan, Contemplação

A Terra acolhe o Trovão,
 formando Yü, Entusiasmo

A Terra acolhe o Fogo
formando Chin, Progresso

A Terra acolhe o Lago
formando Ts’ui, Reunião

A Terra acolhe o Céu
formando Pi, Estagnação


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K’un,        Po, Desinte-      Pi, A União      Kuan,
  O Receptivo         gração                       Contemplação

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 Yü,              Chin,            Ts’ui            Pi,
Entusiasmo        Progresso       Reunião        Estagnação



© 1997 - Edição Revisada © 2010



Editora Estrela do Belém














O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:


Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos.  Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado.  A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra.  Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.





 



K’un,
A Terra, A Não-Luz, A Mãe, O Receptivo, O Devocional, O Abrangente


O Caminho é o Vazio
Lao Tse, Capítulo 4 do Tao Te Ching


Entra em cena, K’un, A Terra, A Mãe, O Vazio, A Não-Luz, A Obscuridade, A Devoção, O Receptivo, O Abranger, O Acolher, A Abnegação, A Humildade, A Paz, A Pureza, A Retidão, A Bondade, A Perseverança, A Docilidade, O Povo, O Reino, O Coletivo, As Massas, A Planície, o Vale o Prado.

K’un, A Terra, encontra-se consigo mesma formando o Hexagrama K’un, O Receptivo, inaugurando os 64 Encontros de Imagens ou 64 Hexagramas do I Ching do Caminho do Céu – do Céu Anterior, do Mundo do Não-Manifestado.  O Fio da Meada é K'un, a Terra, que desvendará, um a um, todos os demais Hexagramas, até concluir sua missão ao encontrar-se com Ch'ien, o Céu.

São os seguintes os posicionamentos de K'un, a Terra, o Receptivo, nos Caminhos do Céu e da Terra no I Ching do Mundo da Não-Manifestação:

-  No Caminho do Céu - que começa em K'un, a Terra e conclui em Ch'ien, o Céu - este é o Hexagrama 0. 

-  No Caminho da Terra - que começa em Ch'ien, o Céu, e conclui em K'un, a Terra -, este é o Hexagrama 63. 

No I Ching do Mundo da Manifestação, este é o Hexagrama 2.

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___ ___       K’un, A Terra, Trigrama Visitante, no Trigrama do Céu
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___ ___       K’un, A Terra, Trigrama Primordial, no Trigrama da Terra
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Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 42 do Tao Te Ching:

O Caminho gera o um
O um gera o dois
O dois gera o três
O três gera os dez mil seres.
Os  dez mil seres se cobrem com o obscuro e abraçam o claro
E se harmonizam através do esplendido sopro.


O Caminho, o Tao, é o Absoluto, é o esplendido sopro, é o zero, é o próprio Mundo da Não-Manifestação.  Quando o Caminho realiza o Portal e realiza o Mundo da Manifestação, o um é gerado e é imajado pelo Criativo, o Céu, o Sublime Yang, o Pai, com sua Linha Contínua, trazendo a Luz - o claro que é abraço pelos dez mil seres, pela Criação.  Sabendo que o um gera o dois, vemos então o Criativo gerando o Receptivo, a Terra, o Sublime Yang, a Mãe, com sua Linha Vazada, trazendo a Não-Luz - o obscuro que cobre os dez mil seres que são realizados a partir do três, ou seja, da fusão entre Criativo e Receptivo, fazendo acontecer a Criação.

Por tudo isso, encontramos, no I Ching do Mundo da Manifestação, o Criativo, o Céu, ocupando a posição de Hexagrama 1 e encontramos o Receptivo, a Terra, ocupando a posição de Hexagrama 2.

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Ch'ien, o Criativo         K'un, o Receptivo
Hexagrama 1                Hexagrama 2


A partir do Hexagrama 3, entram em cena os Filhos realizando os entrelaçamentos familiares - sendo que os Hexagramas 11 e 12 (ainda conservando os temas dos números 1 e 2), apresentam o entrelaçamento entre Criativo e Receptivo, em Tai, a Paz, e em P’i, Estagnação.

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Tai, Paz                       P’i, Estagnação
Hexagrama 11              Hexagrama 12



No I Ching do Caminho do Céu, 
encontraremos K'un, a Terra, o Receptivo, 
realizando-se enquanto o Fio da Meada
e encontrando-se consigo mesmo através o Hexagrama K'un, o Receptivo, Terra acolhendo Terra, Terra sobre Terra, inaugurando os 64 Encontros de Imagens ou 64 Hexagramas do I Ching do Caminho do Céu – do Céu Anterior, do Mundo do Não-Manifestado.





Entra em cena, K’un, A Terra, A Mãe, O Vazio, A Não-Luz, A Obscuridade, A Devoção, O Receptivo, O Abranger, A Abnegação, A Humildade, A Paz, A Pureza, A Retidão, A Bondade, A Perseverança, A Docilidade, A Maleabilidade, A Obediência, a Maturidade, O Povo, O Reino, O Coletivo, As Massas, A Planície, o Vale, o Prado.

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___ ___       K’un, A Terra, Trigrama Visitante, no Trigrama do Céu
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___ ___       K’un, A Terra, Trigrama Primordial, no Trigrama da Terra
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K’un, A Terra, é a própria significação do Trigrama da Terra.

O Trigrama da Terra, ou Trigrama Primordial, ou Trigrama Inferior, ou Trigrama Interno, é aquele que não apenas dá sustentação ao Hexagrama em si – por representar a própria Terra, a base, a estrutura -, como também quase sempre nos traz a idéia de algo que se encontra velado, ainda não revelado; coberto, ainda não descoberto; interiorizado, pessoalizado, singularizado.

Diferente do Trigrama do Céu que – por representar o próprio Céu – o Trigrama do Céu é aquele que repousa sobre a base, a estrutura do Hexagrama em si, como também nos traz, quase sempre, a idéia de algo que se encontra revelado e não-velado, descoberto e não-coberto;  exteriorizado, coletivizado, pluralizado.

Sendo assim, em K’un, O Receptivo, Terra sobre Terra, existem essas duas qualidades de Trigramas a serem vivenciadas pela Abnegação, pela Humildade, pela Receptividade e Abrangência de K’un, A Terra.

As Virtudes de K’un, A Terra, são as qualidades essenciais do Homem Sagrado. E essas qualidades devem ser vivenciadas tanto dentro dos preceitos da Terra como dentro dos preceitos do Céu.

Na Terra, as Virtudes de K’un, A Terra, A Não-Luz, levam o Homem Sagrado à compreensão sobre a consagração de seu corpo físico, elevando-o a altos níveis de espiritualidade a ponto de torná-lo um Corpo de Luz - que é o processo de mutação de toda a matéria existente no universo - e libertá-lo da Roda da Vida.

Luz é matéria e assim sendo, é dentro da Terra, da matéria, da encarnação real e vivenciada, que o Homem Sagrado atinge sua Iluminação e sua Liberação, sua Imortalidade, sua Luz própria – sua Consciência infinita e sua Vida infinita!

No Céu, as Virtudes de K’un, A Terra, levam o Homem Sagrado a realizar sua obra, seu nome, sua vida e retirar-se... ou seja, praticar a Virtude da Humildade.

Lao Tse, o Mestre do Tao, nos diz, em seu Capítulo 25 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude:



O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao (o Caminho) se orienta por sua própria natureza.


Com um abraço estrelado,
Janine Milward