Síntese de Kuan, Contemplação






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada






Síntese de Kuan, Contemplação


A Terra recebe o Vento,
formando Kuan, Contemplação


Em seu quarto encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Sun, O Vento, A Madeira, a Filha mais Velha, e ambas formam o Hexagrama Kuan, Contemplação

_______
_______
___ ___           Trigrama do Céu em Sun, O Vento, A Madeira
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra

Tendo formado a Montanha e a Água, entra em cena O Vento, A Madeira, simbolizados por Sun, a Filha mais Velha. Dessa forma, o Planeta está totalmente pronto, materializado, encarnado, para receber a integração plena entre A Terra e O Céu.... O Filho mais Jovem, A Montanha, o Filho do Meio, A Água, e a Filha mais Velha formam a estrutura primeira do Planeta.

A Torre, ou o Templo, é um lugar onde se preserva o Caminho, o Tao.  A imagem de Kuan, Contemplação, é a de uma torre ou um templo.  O desenho das Linhas de Sun, o Vento, com suas duas Linhas Yang ao alto, forma o alto da torre ou do templo, e a Linha Yin une-se com as outras Linhas Yin pertencentes a K'un, a Terra, a Devoção, o Povo.

Lao Tse, em seu Capítulo 32 do Tao Te Ching, nos diz:

Se reis e príncipes pudessem preserva-lo
Os dez mil seres iriam por si próprios obedecer

Este Hexagrama nos apresenta o homem superior sentado em seu silêncio, no alto da torre, do templo, em meditação, em Contemplação às verdades do universo que se lhe apresentam.

Ao mesmo tempo, está sendo contemplado por todos e por tudo o que o rodeia.

Assim, em Kuan, temos a Contemplação e o Ser Contemplado.

As Linhas que realizam a Contemplação de alto para baixo, da Corte para o Povo, são as Quinta e Sexta Linhas, as Linhas do Rei e do Sábio, as únicas Linhas Yang do Hexagrama - e por todas estas razões, serão as duas Linhas Governantes do Hexagrama.

Vemos, portanto, que existe uma imperatividade da ação do Trigrama do Céu em relação ao Trigrama da Terra e por isso, o I Ching diz, no Texto da Imagem:  Assim os reis da antiguidade visitavam as regiões do mundo, contemplavam o povo e o instruíam.

Os dois Trigramas Nucleares inseridos em Kuan, Contemplação, são Ken, a Montanha, a Imobilidade, o Mestre, no Trigrama Superior e K'un, a Terra, o Povo, no Trigrama Inferior.  Como a Linha Yang do cume da Montanha, Trigrama Nuclear Superior, é também a Quinta Linha, a Governante-mór, do Hexagrama, é possibilitado ao Rei, à consciência iluminada, a contemplação ampla de sua própria vida, sem culpas. 

No entanto, se virmos a inserção do Hexagrama Nuclear Po, Desintegração, esta Linha culminante de Ken, a Montanha, e atuante enquanto Linha Governante-mór do Hexagrama Kuan, Contemplação, a Linha do Rei, é importante que o Rei mantenha a contemplação de sua própria vida em função de estar sempre atuante em seu reinado para com a corte e para com o povo, isento de má condução do mesmo. (não podemos nos esquecer que também esta Linha, a Quinta Linha de Kuan, Contemplação, bem como a Sexta Linha, são Lugares que contemplam, sim, de cima para baixo, mas que também são contemplados de baixo para cima, ou seja, também o Povo e a Corte contemplam o Rei e o Sábio). 



E é preciso que também vejamos a Linha do Sábio, Governante do Hexagrama Kuan, Contemplação, que é uma Linha Yang e que dá continuidade à Contemplação exercida pelo Rei e que, por esta razão, não pode deixar de se envolver com os assuntos do Rei, diretamente, como da corte e do povo - mesmo que esta Sexta Linha não mais pertença ao Trigrama Nuclear Superior, Ken, o Mestre, a Montanha, e menos ainda ao Hexagrama Po, Desintegração.