Síntese do Hexagrama K'un, a Terra, o Receptivo






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada





Síntese de K'un, a Terra, o Receptivo


  A Terra recebe a Terra,
formando K'un, O Receptivo, A Mãe, A Terra, O Devocional

Janine Milward


Em seu primeiro encontro, K’un, A Terra , A Mãe, O Vazio, O Receptivo, A Não-Luz, O Abranger, O Devocional, A Perseverança, O Obscuro, recebe a Si Mesma, formando o Hexagrama K’un, O Receptivo.

___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama do Céu em K'un, A Terra
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra


Quando K'un, A Terra, inicia seu Caminho do Céu recebendo a si mesma, também faz desenrolar o Fio da Meada, ou seja, a partir deste momento, o Vazio dá berço à Criação e todos os Hexagramas - os 62 restantes perfazendo a totalidade dos encontros entre Mãe, Pai e Filhos - até a realização final que é o encontro do Ch'ien, O Céu, O Criativo, consigo mesmo, finalizando, dessa forma, O Caminho do Céu e dando início ao retorno ou Caminho da Terra. 

Essa é a Harmonia do Universo.


Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 10 do Tao Te Ching:

O que gera e cria,
Gera mas sem se apossar
Age sem querer para si
Cultiva mas sem dominar
Chama-se “Misteriosa Virtude”


Assim são Céu e Terra, Ch'ien e K'un, Luz e Não-Luz.  Seja no I Ching do Céu Anterior - separados por todo o Caminho do Céu - ao longo de 62 Hexagramas entre eles.  Seja no I Ching do Céu Posterior - onde estão lado a lado, o Céu é o Um, o Uno, e a Terra, é o Dois, o Tai Chi. 

A essência da Terra, de K'un, é a Receptividade.  A essência do Céu, de Ch'ien, é a Criatividade.  O Criativo é forte e o Receptivo é dócil.  Desta harmoniosa fusão entre o Sublime Yang e o Sublime Yin, nascem todos os seres e toda a natureza: a Criação.

Ao longo do Caminho do Céu, veremos K'un, a Terra, a Não-Luz, exercendo a Receptividade da Luz intensa de Ch'ien, o Céu, a Luz, através a Criação de seus Hexagramas próprios e dos Hexagramas realizados por seus Filhos, até que, finalmente K'un, a Mãe, abnegadamente, encontra-se com Ch'ien, o Pai, o Criativo, e o faz realizar a ratificação, a confirmação, ao longo do Caminho da Terra, de toda a Vida doada aos Hexagramas criados pelo Céu, através seus Filhos até encontrar-se com K'un, a Terra, a Não-Luz. 

Tudo isso acontece dentro do Mundo da Não-Manifestação e todo o tempo estaremos diante da Receptividade de K'un, a Terra, a Não-Luz à Luz de Ch'ien, o Criativo, a Luz da doação da Vida advinda do Tao da Criação.

Ch'ien, o Céu, inaugura o I Ching do Mundo Manifestado, ocupando o lugar do primeiro Hexagrama, tendo em seguimento, K'un, a Terra, como o segundo Hexagrama.  Pai e Mãe dão, dessa maneira, prosseguimento às suas criações já manifestadas, trazendo novamente todos os seus filhos à cena e os conduzindo, juntos, através do Caminho do Céu.

Novamente estaremos diante do Criativo com sua Luz radiante e do Receptivo com sua Não-Luz abnegada.

Por tudo isso, o Hexagrama K'un, o Receptivo, trata tão somente desta Receptividade, desta Devoção, desta Abnegação, desta Docilidade: antes de dirigir a vida (um Atributo de Ch'ien, o Céu, o Criativo, a Luz), é preciso cultivar o caráter - a essência do Wei Wu Wei, a Ação-dentro-da-Não-Ação.  No I Ching, podemos ler: ................ Todos os seres lhe devem o nascimento (através K'un, a Mãe), porque ele recebe o elemento celestial com devoção.

No Hexagrama K'un, o Receptivo, a Terra Repetida indica sua solidez, a qual é necessária para que possa entregar-se, sem perder sua essência.  Assim também o homem deve possuir força interior, um caráter sólido, e amplitude de visão para que possa suportar o mundo sem ser por ele influenciado.

Esta solidez é realizada através o Trigrama de K'un, a Terra, a Mãe, bem como o fato de que seu movimento é intensamente descendente.  Assim, quando o Trigrama da Terra, K'un, faz parte do Trigrama da Terra - em qualquer um dos Oito Hexagramas aos quais traz a estruturação - esta solidez se faz presente.  Quando o Trigrama da Terra, em K'un, a Mãe, faz parte do Trigrama do Céu - no caso do Hexagrama ora comentado, em K'un, a Terra, o Receptivo - é certo que também esta solidez aliada ao movimento intensamente descendente acontece!

A Linha Governante é a Segunda Linha - Lugar Yin do Homem da Terra no Trigrama da Terra. 

E os Trigramas Nucleares inseridos são também a Terra repetida, K'un, a Não-Luz - reforçando o Tema da Receptividade, da Abnegação, da Devoção, do Povo, da Solidez e do Movimento Descendente.


COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward 


 







O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada