Síntese de Po, Desintegração, a Fuga da Luz






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada






O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:


Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos.  Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado.  A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra.  Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.







Síntese de Po, Desintegração, a Fuga da Luz


A Terra recebe a Montanha,
formando Po, Desintegração, A Fuga da Luz


Janine Milward


Em seu segundo encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Ken, A Montanha, A Quietude, O Mestre, O Filho mais Jovem, e ambos formam o Hexagrama Po, Desintegração, a Decomposição, a Fuga da Luz.

Como K’un, A Terra, A Mãe, a representação do Vazio e da Não-Luz, anseia por se encontrar com Ch’ienO Céu, O Pai, a representação do Criativo e da Luz, seu segundo (da totalidade de 64 Encontros ou Hexagramas) encontro é com o Filho que lhe trará o vislumbre da Luz que restou..... Dessa forma, K’un, A Mãe Terra, encontra-se com KenA Montanha, A Quietude, O Mestre, a representação do Homem dentre o Revirão dos Oito Trigramas Primordiais.... Juntas, Terra e Montanha, formam o HexagramaPo, Desintegração, A Fuga da Luz:

_______
___ ___           Trigrama do Céu ou Exterior, em Ken, A Montanha
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra ou Interior, em K'un, a Terra
___ ___


Depois de encontrar-se consigo mesma, K'un, A Terra, forma a rocha, a montanha, a terra firme e bem assentada. Se bem olharmos uma montanha em seu triângulo maciço, estaremos vendo a figura de um ser humano sentado em sua meditação... Assim, é o Mestre, o Filho mais Jovem do Céu e da Terra, quem primeiramente inicia o Caminho do Céu entre a K'un, A Terra, e Ch'ien, O Céu.

O homem é aquele que se situa entre o Céu e a Terra porque assim ele se compreende - devido ao uso de sua mente e à expansão de sua consciência. Dessa forma, Céu e Terra passam a existir no Mundo da Manifestação a partir do homem se compreendendo como Homem.

Em Po, Desintegração, existe uma Linha Yang na posição do Sábio, do Céu no Trigrama do Céu, revelando o último instante da permanência da Luz do Sublime Yang antes da Plenitude do Vazio se instalar. 

Para o Homem Superior, para o Mestre que senta-se em seu silêncio, em meditação profunda e dentro da Alquimia Taoísta, Po, Desintegração, é seu momento diante do Portal entre o Mundo da Manifestação, de onde adveio, e o Mundo da Não-Manifestação, onde pretende adentrar.  No Caminho do Céu este Hexagrama revela, então, a imperiosidade do Eterno Retorno a acontecer sempre até que o Homem se torne Homem Sagrado, realmente, tendo alcançado não somente seu Caminho da Iluminação como também seu Caminho da Liberação ou Imortalidade.

No Caminho ao inverso, quando Ch'ien retorna até K'un, quando o Céu retorna à Terra, encontraremos Po, Desintegração, como a última réstia da Luz do Criativo antes de acontecer o Vazio de K'un, a Terra, antes da conclusão do Caminho da Terra.

Novamente, está o Homem Sagrado diante do Portal entre o Mundo da Manifestação e o Mundo da Não-Manifestação.

Quando o Vazio se instaura, a Terra torna-se o Céu, K'un transmuta-se em Ch'ien, o Vazio faz novamente advir o Criativo e a vida instala-se, em constância e em duração.

Por isso, em Po, Desintegração, o último momento do Outono já anunciando a chegada do Inverno, da Não-Luz,  a Sexta Linha, a única Linha Yang do Hexagrama, o Lugar do Sábio, o Céu do Trigrama do Céu, mesmo após sua Retirada, sua Desintegração, sua Decomposição, não deixa de conter em si a Vida advinda da Luz de Ch'ien, o Céu, e retorna - após sete etapas - para inaugurar um novo Hexagrama - que será Fu, o Retorno da Luz, Terra sobre Trovão, anunciando que o Inverno, em K'un, o Receptivo, a Não-Luz, terminou e que a Primavera estará retornando, em breve, anunciando o retorno da Luz, da Vida.  O Verão acontece em Ch'ien, o Céu, o Criativo, com todas suas Linhas Yang.

Vemos, então, que a Linha Governante do Hexagrama Po, Desintegração, é a Sexta Linha - a Linha do Sábio que leva consigo a vida constante de Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo. 

E, em termos dos Trigramas Nucleares inseridos, encontraremos K'un, a Terra repetida, confirmando a chegada do Inverno, da Não-Luz, a Fuga da Luz.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward








O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada