O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
SEGUNDO VOLUME
Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Segunda Edição Revisada

Síntese de Kuan, Contemplação
A Terra recebe o Vento,
formando Kuan, Contemplação
Em seu quarto encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Sun, O Vento, A Madeira, a Filha mais Velha, e ambas formam o Hexagrama Kuan, Contemplação
_______
_______
___ ___ Trigrama do Céu em Sun, O Vento, A Madeira
___ ___
___ ___
___ ___ Trigrama da Terra em K'un, A Terra
Tendo formado a Montanha e a Água, entra em cena O Vento, A Madeira, simbolizados por Sun, a Filha mais Velha. Dessa forma, o Planeta está totalmente pronto, materializado, encarnado, para receber a integração plena entre A Terra e O Céu.... O Filho mais Jovem, A Montanha, o Filho do Meio, A Água, e a Filha mais Velha formam a estrutura primeira do Planeta.
A Torre, ou o Templo, é um lugar onde se preserva o Caminho, o Tao. A imagem de Kuan, Contemplação, é a de uma torre ou um templo. O desenho das Linhas de Sun, o Vento, com suas duas Linhas Yang ao alto, forma o alto da torre ou do templo, e a Linha Yin une-se com as outras Linhas Yin pertencentes a K'un, a Terra, a Devoção, o Povo.
Lao Tse, em seu Capítulo 32 do Tao Te Ching, nos diz:
Se reis e príncipes pudessem preserva-lo
Os dez mil seres iriam por si próprios obedecer
Este Hexagrama nos apresenta o homem superior sentado em seu silêncio, no alto da torre, do templo, em meditação, em Contemplação às verdades do universo que se lhe apresentam.
Ao mesmo tempo, está sendo contemplado por todos e por tudo o que o rodeia.
Assim, em Kuan, temos a Contemplação e o Ser Contemplado.
As Linhas que realizam a Contemplação de alto para baixo, da Corte para o Povo, são as Quinta e Sexta Linhas, as Linhas do Rei e do Sábio, as únicas Linhas Yang do Hexagrama - e por todas estas razões, serão as duas Linhas Governantes do Hexagrama.
Vemos, portanto, que existe uma imperatividade da ação do Trigrama do Céu em relação ao Trigrama da Terra e por isso, o I Ching diz, no Texto da Imagem: Assim os reis da antiguidade visitavam as regiões do mundo, contemplavam o povo e o instruíam.
Os dois Trigramas Nucleares inseridos em Kuan, Contemplação, são Ken, a Montanha, a Imobilidade, o Mestre, no Trigrama Superior e K'un, a Terra, o Povo, no Trigrama Inferior. Como a Linha Yang do cume da Montanha, Trigrama Nuclear Superior, é também a Quinta Linha, a Governante-mór, do Hexagrama, é possibilitado ao Rei, à consciência iluminada, a contemplação ampla de sua própria vida, sem culpas.
No entanto, se virmos a inserção do Hexagrama Nuclear Po, Desintegração, esta Linha culminante de Ken, a Montanha, e atuante enquanto Linha Governante-mór do Hexagrama Kuan, Contemplação, a Linha do Rei, é importante que o Rei mantenha a contemplação de sua própria vida em função de estar sempre atuante em seu reinado para com a corte e para com o povo, isento de má condução do mesmo. (não podemos nos esquecer que também esta Linha, a Quinta Linha de Kuan, Contemplação, bem como a Sexta Linha, são Lugares que contemplam, sim, de cima para baixo, mas que também são contemplados de baixo para cima, ou seja, também o Povo e a Corte contemplam o Rei e o Sábio).
E é preciso que também vejamos a Linha do Sábio, Governante do Hexagrama Kuan, Contemplação, que é uma Linha Yang e que dá continuidade à Contemplação exercida pelo Rei e que, por esta razão, não pode deixar de se envolver com os assuntos do Rei, diretamente, como da corte e do povo - mesmo que esta Sexta Linha não mais pertença ao Trigrama Nuclear Superior, Ken, o Mestre, a Montanha, e menos ainda ao Hexagrama Po, Desintegração.