O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
SEGUNDO VOLUME
Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada

Síntese de P’i, Estagnação
A Terra recebe o Céu,
formando Pi, Estagnação
Janine Milward
Finalmente, em seu oitavo e último encontro enquanto sustentadora do Hexagrama, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Ch’ien, O Céu, O Pai, O Criativo, e ambos formam o Hexagrama P’i, Estagnação
_______
_______
_______ Trigrama do Céu em Ch'ien, O Céu
___ ___
___ ___
___ ___ Trigrama da Terra em K'un, A Terra
Tudo está certo.... está? Aparentemente sim, porque o Céu está sobre a Terra, e a Terra está sustentando o Céu... Porém o nome do Hexagrama é Estagnação.... e por que estagnação se tudo aparentemente está certo?
Bem, se tudo realmente estivesse certo, não poderia haver a continuidade do Caminho do Céu, não é verdade? Será então preciso que todos os Filhos do Céu e da Terra também façam seus encontros com a Mãe e o Pai e entre si... para que então, finalmente, chegue a vez de Ch'ien, O Céu, se manifestar em seus encontros com a Terra e seus Filhos e ulteriormente, consigo mesmo.
Quando chegar o momento em que Ch'ien, O Céu, encontrar com K'un, A Terra, ambos formarão o Hexagrama Tai, Paz... simbolizando o longo caminho entre a escuridão da crueza da matéria e a iluminação da consciência do espírito.
Em P’i, Estagnação, vemos que existe o adentramento das Linhas Yin através o Hexagrama: é o anúncio do Outono que trará o Inverno, a plenitude da Não-Luz das Linhas Yin, em K'un, o Receptivo Repetido. No entanto, vemos que em Tai, Paz, existe o adentramento das Linhas Yang através o Hexagrama: é o anúncio da Primavera que trará o Verão, a plenitude da Luz das Linhas Yang, em Ch'ien, o Criativo.
Portanto, em P’i, Estagnação, existe um movimento que leva à Interiorização enquanto que, em Tai, Paz, o movimento é ao inverso, leva à Exteriorização.
Podemos perceber que existem duas Linhas importantes no Hexagrama P’i, Estagnação: elas são a Segunda Linha, o Homem da Terra, no Trigrama da Terra, em K'un, o Receptivo; e a Quinta Linha, o Homem do Céu, no Trigrama do Céu, em Ch'ien, o Criativo. No entanto, a Segunda Linha, Yin, faz parte da Estagnação que se aproxima e a Quinta Linha, Yang, ainda faz parte da plenitude da Luz que se sustenta. Ou seja, o Homem da Terra já está em seu movimento de interiorização - porque o Trigrama da Terra tem movimento descendente e o Homem do Céu ainda se encontra em seu movimento de exteriorização - porque o Trigrama do Céu tem movimento ascendente.
Por todas essas razões, a Segunda Linha é Co-Governante e a Quinta Linha é Governante do Hexagrama: Homem da Terra e Homem do Céu atuam enquanto Linhas imperativas em P’i, Estagnação, cada qual dentro de sua própria Virtude.
E essas Virtudes intrínsecas de Ch'ien - o movimento ascendente e a exteriorização - e de K'un, - o movimento descendente e a interiorização - são também confirmadas através os Trigramas Nucleares: Sun, o Vento, a Madeira, a Suavidade, a Penetração, é o Trigrama Nuclear Superior e ratifica a movimentação ascendente e a exteriorização de Ch'ien, o Céu, no Trigrama do Céu no Hexagrama Original, em P’i, Estagnação. E Ken, a Montanha, a Quietude, a Imobilidade, o Mestre, ratifica a movimentação descendente e a interiorização de K'un, a Terra, no Trigrama da Terra.
O Hexagrama Nuclear inserido é, então, Ch'ien, Sun sobre Ken, Vento e a Madeira sobre a Montanha, o Processo Gradual, o Desenvolvimento: em seu tempo, o Inverno chegará; em seu Tempo, o Verão chegará.
....................
E assim, todos os Encontros ou Hexagramas passam a se suceder tecendo, em Trama e Urdimento, em Linhas Yang e Yin, O Caminho do Céu...
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward