O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
SEGUNDO VOLUME
Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433

O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:
Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos. Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado. A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra. Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.
Yü, ENTUSIASMO
A Terra recebe o Trovão
A Terra recebe o Trovão
Janine Milward
K’un, a Terra, A Devoção, O Vazio,
O Abranger, O Receptivo, O Povo, O Reino, a Planície, encontra-se com seu
primeiro filho, Chen, O Trovão, O Despertar, O Incitar, O Imponderável, O
Inesperado, A Comoção, e ambos formam o Hexagrama 16. Yü, Entusiasmo.
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___ ___ Trigrama Visitante: Chen, O Trovão, O Incitar
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___ ___
___ ___ Trigrama Estruturador: K’un, A Terra, Trigrama Primordial
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K'un, A Terra, faz nascer o elo primeiro entre a Terra e o
Céu, Chen, O Trovão... que nasce da
terra mas que parece nascer do céu, cortando os ares, trazendo o fogo à terra,
trazendo a vida à terra.
Não é verdade que o primeiro ruído
que anuncia a primavera é o rugir do
Trovão?
A Virtude do Trovão é ser
Inesperado, Surpreendente, é a de trazer a Comoção, de Incitar. É a Sincronicidade, é algo que acontece sem
que percebamos, naturalmente. A Virtude
da Terra é ser Receptiva. Sendo assim,
toda a Comoção do Trovão é acolhida pela Receptividade da Terra e esta faz com
que esta Comoção seja devolvida aos céus.
A Terra possui movimento
descendente e o Trovão possui movimento ascendente: o Trovão é ressoado da
Terra para o Céu.
O Trovão surge da Terra e corre
para os céus. E esse movimento é tão
intenso que a Terra responde, corresponde, comovida, estremecida, em Yu,
Entusiasmo. O Trovão surge nos céus e a
Terra, abnegadamente, devocionalmente, o recolhe dentro de si e reflete seu som
aos céus, com entusiasmo. Nasce a arte. É o som, é a música, é o céu refletindo o som
da terra, o som da natureza, o som das vozes dos homens, dos animais, dos
tambores, da cítara.

O
Julgamento
No I Ching, o Julgamento nos
diz: Entusiasmo. É favorável
designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.
K’un, A Terra, é também o feudo e seus habitantes, tanto no campo
quanto na cidade, é o povo, é o exército composto pelos homens, pelas
massas. Chen, o Filho mais Velho, comove
as massas e as lidera. Chen é o
Despertador e por isso mesmo desperta, comove o povo, que lhe segue,
devocionalmente, em K’un, A Terra. A
Linha governante do Hexagrama é a única Linha Yang, a Quarta Linha, aquela que
traz novamente a Luz, em seu Retorno, a Luz da vida e da compreensão da
vida. Esta única Linha Yang apresenta o
líder de seu povo - as demais Linhas Yin, sendo que o Trigrama da Terra é o
próprio povo engajado através do exército, e as duas Linhas Yin do Trigrama do
Céu representam os senhores feudais, a Quinta e a Sexta Linhas.
Em sendo a Linha governante a
única Linha Yang e designativa de Chen, o Filho mais Velho, e também em sendo
essa Linha moradora da Quarta posição, o lugar do Ministro, é certo se dizer
que existe maturidade no líder - o Filho mais Velho -, porém esse líder se
sente inteiramente refletido nesse povo pois ao povo pertence - a Linha do
Ministro - e também se sente bem servidor e líder e buscando a receptividade
das Linhas representativas do Rei e do Sábio, a Quinta e a Sexta Linhas. Sendo assim, existe a natural liderança de
alguém que surge do povo e o lidera e ao mesmo tempo se encontra a aliança
devocional de seus superiores.
Portanto, nesse Hexagrama podemos
encontrar um jovem líder extraindo o Entusiasmo em seu povo e em seus
dirigentes para todos lutarem, em conjunto e harmoniosamente, por seus ideais.

A Imagem
O Trovão ressoa fazendo a Terra
estremecer.
Não é verdade que o primeiro ruído
que anuncia a primavera é o rugir do Trovão?
De repente, o Trovão surge, terminando o inverno, trazendo as benditas
chuvas depois de um longo tempo de sêca na Terra - assim acontece na latitude e
longitude onde vivo, no começo de setembro, final de agosto.
A Virtude do Trovão é a de ser
surpreendente. É a sincronicidade, é
algo sem que percebamos, fazendo a inter-ligação entre céu e terra.
O Trovão traz consigo Li, O Fogo,
O Aderir, e juntos formam o Raio.
Assim, o Trovão não apenas ressoa
forte como também traz o fogo para a natureza e para os homens. O Trovão empresta dos Céus, o fogo à Terra,
aos homens.
O Trovão surge da Terra e corre
para os céus. E esse movimento é tão intenso, que a Terra o corresponde, comovida,
estremecida.
A Terra faz nascer em si o Trovão
que traz o re-surgimento da vida.
O Trovão troveja nos céus e K’un,
A Terra, abnegadamente, devocionalmente, o recolhe dentro de si e reflete seu
som aos céus, com entusiasmo.
Nasce a Arte, a manifestação do
homem, reunindo a objetividade da Terra à subjetividade do Céu.
Chen, O Trovão, no Trigrama do
Céu, comove, incita a Terra, K’un, repousada no Trigrama da Terra.
É o som, é a música, é o céu
refletindo o som da terra, o som da natureza, o som das vozes dos homens, dos
animais, dos tambores, da cítara.
As três Linhas Yin da Terra são
como base do instrumento, a cítara, e a Linha Yang inicial de Chen é a
estrutura onde as cordas do instrumento (as duas Linhas Yin ao final) são afixadas.
Dessa maneira, o som da Terra
encontro com o Céu, carregado por Chen, O Trovão.
Na Imagem, o I Ching nos diz: O Trovão surge ressoando do
interior da Terra: a imagem do Entusiasmo.
Assim, os reis da antiguidade tocavam música para honrar os homens de
mérito e a ofereciam com magnificência à Divindade Suprema, convidando seus
antepassados a presenciá-lo.
Mais adiante, já dentro do Tema
Trigramas Nucleares e Hexagrama Nuclear, veremos que o Trigrama Nuclear
Inferior Ken, a Montanha , em Yü, Entusiasmo, nos fala do Templo, lugar de
elevação espiritual e religiosa, dos homens voltados para o céu. E será o som, através de Chen, O Trovão, que
levará aos céus, a devoção dos homens, através de seus cantos, de seus mantras.
Nos templos, os homens se reúnem
para honrar seus ancestrais ao mesmo tempo em que para honrar as
divindades. Os ancestrais, os
antepassados, são honrados por já terem construído toda a civilização até
então. O som do canto passa de geração
em geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, de um ser para
outro. Toda a cultura acumulada é também honrada junto com
os antepassados, pois assim é reproduzida por várias gerações a-virem.
Na verdade, quando estamos
venerando e honrando nossos ancestrais, a civilização assentada, estamos
venerando e honrando também nosso futuro, todos aqueles que virão-a-ser, nossos
filhos, nossos netos, a natureza, a geração vindoura.
O Trovão, Chen, quando leva
consigo os sons da Terra para o Céu, pode reproduzir tudo, todos os sons, sem
quaisquer julgamentos ou preconceitos.
A Terra, K’un, é tão generosa e
receptiva a tudo, que também não se enfronha nas águas do julgamento ou do
pré-conceito.
Lao Tse nos diz, em seu Tao Te
Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, Capítulo 7:
O que
permite a constância e a duração do céu e da terra
É o não
criar para si.
A Terra não sabe que possui tantos
sons, ela apenas os tem dentro de si.
Sendo K’un, a Terra, generosa, abnegada, doce, receptiva, o Vazio, a que
tudo abrange -, ela apenas é o que é. E
sendo o que é, deixa que toda a vida da natureza tome sua própria forma, dentro
da Terra. Estando a Terra, K’un, no
Trigrama da Terra, no Trigrama Interior, ela pode reproduzir seu som com a
materialização do mesmo - e o faz através de Chen, O Trovão, que se expande no
ar e alcança o Céu. A Terra, dentro do
Trigrama da Terra, está em seu lugar
próprio, e Chen, dentro do Trigrama do Céu, da mesma forma.
Assim, O Trovão, Chen, no Trigrama
do Céu, amplia-se infinitamente. E K’un,
A Terra, no Trigrama da Terra, sedimenta-se finitamente. É um casamento harmonioso de Mãe com o Filho
mais Velho.
Lao Tse nos diz:
O céu é
constante, a terra é duradoura.
Sendo assim, K’un, a Terra,
apresenta sua finitude e sua concretização bem sedimentada, dentro do Trigrama
da Terra. Seu Filho mais Velho, Chen, O
Trovão, apresenta sua extrema expansão, dentro do Trigrama do Céu. O bom lugar do Trovão é saindo da Terra para
encontrar o Céu, em movimento de plena expansão, inteiramente ilimitado.
Quando acontecem as posições
invertidas entre K´un, A Terra, e Chen, O Trovão, nos é imajado Fu, O Retorno,
o Ponto de Transição, O Ponto de Mutação, Terra no Trigrama do Céu e Chen no
Trigrama da Terra.
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Fu, O Retorno
Em Fu, O Retorno, o Trovão, no
Trigrama Interior, ruge, dentro da Terra, vibra, fazendo retornar a Luz através
a Linha Yang única do Hexagrama e designativa do Filho mais Velho que anuncia a
primavera, o Retorno da Luz, da vida.
O inverno, em sua plenitude, é imajado através de K´un, A Terra,
formar os Trigramas do Céu e da Terra.
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K’un, O Receptivo
Tudo é apenas o Vazio, a Não-Luz, o lugar do Sublime Yin em sua
plenitude, a grande mãe.
No entanto, sabemos que tudo aquilo que encontra sua plenitude,
retorna.
Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 40 do Tao Te Ching:
O
retorno é o movimento do Caminho
Sendo assim, a Luz retorna, em Fu,
O Retorno da Luz, com Chen, o Trovão, trazendo a primavera com sua Linha Yang
inicial, estruturando todo o Hexagrama, atuando como Trigrama da Terra e
apresentando a Terra, K’un, no Trigrama do Céu, pronta a receber em si mesma, a
vida.
Em Fu, o Retorno, toda a Terra
estremece, saindo de seu profundo sono de inverno, saindo de seu profundo Vazio.
Assim acontece no nosso momento
supremo da meditação. Quando finalmente
alcançamos o Vazio, novamente surge a Luz de Ch’ien, o pai, o Céu, nos avisando
que o Retorno à Luz da consciência voltará em sete etapas, em sete mutações -
da mesma forma que assim se foi.
K’un é o momento da plenitude do
inverno e Ch’ien é o momento da plenitude do verão. A Terra é a Não-Luz e o Céu é a Luz. E é o Hexagrama Fu, O Retorno, Terra sobre
Trovão, que nos traz a imagem do Retorno da Luz.
Em Yü, Entusiasmo, Trovão sobre
Terra, a imagem que temos não é a de Fu, o Retorno da Luz, mas sim da união do
som da Terra com o som do céu, o som que sai da terra para encontrar o céu -
tudo isso manifestado através da concretização e da sedimentação e da finitude
da Terra aliado com a expansão infinita e ilimitada da Luz que alcança o céu
através do Trovão.
Quando surge a Arte, ela é como
uma imagem feita na Terra daquilo que lhe inspira o céu. A inspiração do Céu á Terra, faz nascer a
Arte. Através da Arte, todos os seres e
toda a natureza, se comunicam com o Céu - porque estão falando a linguagem que
o céu lhes inspirou!
A Arte existe intrinsecamente na
própria natureza. O homem, ao fazer a Arte, apenas está imitando essa
natureza. A natureza¸ao se criar e se
recriar, naturalmente, também está fazendo Arte: a aranha tecendo sua teia, a
flor desabrochando, a nuvem correndo, o sol nascendo...

Trigramas e Hexagrama Nucleares
Os
Trigramas Nucleares inseridos em Yü, Entusiasmo, são K’an, A Água, O Abismal, e
Ken, A Montanha, A Quietude. Ambos
formam o Hexagrama Chien, Obstrução, Dificuldades
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___ Água
_______ ___
___ _______
_______ Montanha
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Yü, Entusiasmo Chien, Obstrução, Dificuldades
K’an, A Água, tem como atributos O
Perigo, O Mistério, O Insondável, O Oculto, O Abismal, O Profundo. K’an é a Lua, é a Alma.
Ken, A Montanha, tem como
atributos A Quietude, A Imobilidade, A Meditação. Também Ken é a porta, o templo. Ken, A
Montanha, é O Mestre, o homem que se transmuta em homem superior.
K’an, A Água, e Ken, A Montanha,
nos trazem imagens como o Perigo que faz a Porta ter que permanecer
fechada. O I Ching nos diz: Os heróis da antiguidade
introduziram portões duplos e guardas noturnos com matracas para enfrentar os
ladrões.
K’an, A Água, e Ken, A Montanha,
nos trazem a imagem do Mistério, do Profundo, do Insondável, que é guardado
atrás das Portas, dentro do Templo. É a
Lua trazendo o vazio da noite à meditação do Mestre. K’an é o ladrão e Ken é a porta fechada. Quando K’an, a Água, imaja o ladrão, Ken, a
Montanha, estará imajando a porta fechada: a Água tem o movimento de andar
ligeiro e de se esconder nos lugares mais abissais, ocultos; Ken possui a
Imobilidade, a Quietude.
Sendo assim, os Trigramas
Nucleares possuem movimentos diversos, em suas imagens, em seus atributos,
porém, a verdade é que tanto a Água quanto a Montanha possuem movimentos
descendentes...
No entanto, na fusão com os
Trigramas da Terra e do Céu no Hexagrama Yü, Entusiasmo, encontraremos a Terra
ratificando o movimento descendente da Montanha mas estaremos encontrando
também o Trovão fazendo tremer tanto a Terra quanto a Montanha e espraiando a
Água que desliza sobre a Montanha, querendo alcançar a Terra!
A verdade é, então, que existe uma
imensa movimentação dentro do Hexagrama Yü, Entusiasmo - mesmo que esta
movimentação apresente-se tanto de forma objetiva e direta - assim como
acontece com o Trovão, no Trigrama do Céu - quanto de forma mais subjetiva e
indireta - assim como acontece com a Água escorrendo sobre a Montanha e
buscando a Terra e sendo espraiada pelo Trovão.
Tudo isso causa uma certa
surpresa: o Trovão está presente! Em
função disso, também Yü quer dizer Preparação:
K’an, o Trigrama Nuclear Superior sempre pode apresentar seus Perigos,
seus Mistérios, e o Trovão pode apresentar esses Perigos, esses Mistérios aos
olhos de todos. Por isso, tanto a Terra
quanto a Montanha precisam acautelar-se, realmente. Em dado momento, tudo está quieto e
receptivo; um segundo depois, o inesperado traz o perigo!
K’an, A Água, como Trigrama do
Céu, e Ken, A Montanha, como Trigrama da Terra, formam Chien, Obstrução,
Dificuldades - como Hexagrama Nuclear.
K’an, a Água, deve fluir naturalmente, superando todos os obstáculos
para que possa chegar até a planície, os vales - em K’un, A Terra, para
alimentar os homens, nos campos e nas cidades... até que deságüe, em grande
rio, no mar.
No Hexagrama Chien, Dificuldades,
Vicissitudes, existem dois movimentos que acontecem através suas Linhas e suas
Imagens: em primeiro lugar, sabemos que sempre as Linhas vão acontecendo de
baixo para cima - e assim, estarão escalando a alta Montanha e estarão tendo
que vencer os obstáculos para tanto. Em
segundo lugar, as Linhas indicadoras da Água têm que descer a Montanha, escalar
o Hexagrama de cima para baixo, vencendo os obstáculos, da mesma forma.
Existe, portanto, a
interpenetração dessas duas realidades em Chien, Obstrução, Dificuldades,
Vicissitudes - as forças que vêm de baixo para cima e as forças que vêm de cima
para baixo. O encontro ou a conversão
dessas forças acontecerão na Terceira Linha, aquela que faz a fronteira entre o
Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu, a Linha Yang que perfaz a cabeça, a
mente do Mestre.
Esta mesma Linha - Linha Yang -
ocupando a Terceira posição em Chien, Vicissitudes, Hexagrama Nuclear inserido
em Yü, Entusiasmo, Preparação - é a única Linha Yang de Chen, o Trovão, no
Trigrama do Céu do Hexagrama Original e perfaz a posição do Ministro, a Quarta
Linha - que se torna, por muitas destas razões, a Linha Governante deste
Hexagrama, aquela que faz parte atuante da descrição comentada no Julgamento: Entusiasmo.
É favorável designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.
Dessa maneira, Yü, Entusiasmo,
pode expressar seu movimento vigoroso e sua devoção, ao superar os obstáculos
que a natureza oferece à sobrevivência de todos os seres.
Esse sentido de manifestação de
Yü, Entusiasmo, é apresentado através de suas Linhas - que serão comentadas
mais adiante.
......................
Ainda sobre o Tema Trigramas Nucleares
e Hexagrama Nuclear inseridos em Yü, Entusiasmo, veremos que o Trigrama Nuclear
K’an, A Água, inserido entre K’un, A Terra, e Chen, O Trovão (Trigramas
Primordiais), nos traz a idéia desenvolvida em dois outros Hexagramas compostos
com K’an, A Água, e K’un, A Terra. Eles
são: P’i, Manter-se Unido, União, Água sobre Terra, quando a Quinta Linha, a
Linha do governante, une em torno de si todas as Linhas Yin, suas ajudantes, em
direção a um ideal em comum.
___ ___ Água
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___ ___
___ ___ Terra
___ ___
___ ___
P’i, Manter-se Unido, União
Veremos também Shih, O Exército,
Terra sobre Água, quando é a Segunda Linha, a Linha Yang, a governante do
Hexagrama, que é o general comandando as massas, o Exército, Shih, e que também
tem sob seu julgamento, o Trigrama do Céu, junto com o Rei, o Ministro e o
Sábio da corte.
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___ ___
___ ___
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Shih, O Exército
Em ambos os Hexagramas, P’i e
Shih, Manter-se Unido e O Exército, K’an, A Água, comanda, por possuir a única
Linha Yang dos dois Trigramas e além disso, como Linha central, a Linha do
meio, a Linha representativa do Homem - no caso de P’i, do Homem do Trigrama do
Céu; e no caso Shih, do Homem do Trigrama da Terra.
E K’un, A Terra, aparece em ambos
os Hexagramas como as massas, o povo, os agregados, o exército, a
multidão. Apenas que no Trigrama do Céu,
tudo isso toma uma conotação mais nobre, e no Trigrama da Terra, mais plebéia. Porém, sempre todas as Linhas Yin se
subordinam á única Linha Yang, a Linha do meio de K’an, A Água.
Assim, em Yü, Entusiasmo, o I
Ching diz: É
favorável designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.
Nesse caso, não é K’an, A Água, o
Trigrama que agrupa e comanda todas as Linhas Yin do Hexagrama. É Chen, O trovão, O Despertar, Aquele que dá
Início, O General, Aquele que Vem Antes de Todos os Outros (assim como Chen é o
Filho Mais Velho e é a primavera, a que vem antes de todas as outras estações,
o começo de um novo ciclo).
Em Yü, Entusiasmo, a Linha Yang
única é a Linha do Ministro, o lugar da transição entre o Céu e a Terra. É a Linha Yang a que leva com sua força
intrínseca o som da Terra ao Céu, o desejo dos homens para serem escutados
pelas divindades. Assim, todas as Linhas
do Hexagrama também se agrupam em torno da Quarta Linha, que as comanda.

As
Linhas
Todas as Linhas demonstram suas
próprias maneiras de expressarem o Entusiasmo, Yü.
A Primeira Linha - Linha Yin e
idealmente incorreta -, expressa de maneira equivocada o Entusiasmo.
A Segunda Linha - Linha Yin e
idealmente correta -, expressa seu Entusiasmo com imensa prudência.
A Terceira Linha - Linha Yin e idealmente
incorreta - encontra-se na transição entre os Trigramas da Terra e do Céu e
apresenta-se ainda sem força para expressar seu Entusiasmo corretamente.
A Quarta Linha - Linha Yang e
idealmente incorreta porém a Linha fundamental de Chen, o Trovão, aquele que
Irrompe e que traz o Retorno da Luz -, expressa-se de tal forma que congrega
todas as demais Linhas para si de forma que o Entusiasmo possa ser expresso
coletivamente. Por tudo isso, é a Linha
Governante do Hexagrama.
A Quinta Linha - Linha Yin e
idealmente incorreta - encontra-se enredilhada no Trigrama Nuclear Superior, em
K’an, a Água, e por isso, enfrenta uma série de vicissitudes que a impedem de
expressar seu Entusiasmo.
A Sexta Linha - Linha Yin e
idealmente correta - encontra-se ao final do Trigrama do Céu, em Chen, o
Trovão, e ainda possui força para expressar seu Entusiasmo..., mas a verdade é
que tal expressão pode se apresentar um tanto equivocada. No entanto, por ser idealmente correta, esta
Linha muda de comportamento e expressa seu Entusiasmo corretamente.

Linha a
Linha
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___ ___
_______
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___ ___ A Primeira
Linha
A Primeira Linha, Linha da Terra
do Trigrama da Terra, idealmente incorreta por ser Yin em lugar Yang, tem
correspondência com a forte Quarta Linha e por isso pode se manifestar com um
entusiasmo exagerado. No entanto, ainda
se encontra fóra do Hexagrama Nuclear Chien, Obstruções, Dificuldades (e por
isso não tem idéia dos obstáculos a serem superados) e também se encontra
estancada em seu movimento natural de ascensão pela Montanha, Ken, Trigrama
Nuclear inferior.
Por isso, o I Ching diz: Entusiasmo que se expressa traz
infortúnio.
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___ ___
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___ ___ A Segunda
Linha
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A
Segunda Linha, Linha Yin em lugar idealmente Yin, Linha do Homem da Terra, é
central e correta. Por se encontrar no
sopé da Montanha, Ken, a rocha, Trigrama Nuclear inferior, essa Linha opta por
retirar-se quando o momento se fizer necessário. Por ser central, é caracterizada pela
prudência em seu entusiasmo.
Sobre a
Segunda Linha, nos diz o I Ching: Firme como uma rocha. Nem um dia inteiro. A perseverança traz boa
fortuna.
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___ ___ A Terceira
Linha
___ ___
___ ___
A
Terceira Linha é Yin em lugar idealmente Yang, o lugar do Céu no Trigrama da
Terra. Encontra-se imediatamente
anterior à Linha forte do Hexagrama, a Quarta Linha, a quem ‘ergue o olhar’ e
por isso alia seu entusiasmo à dependência da fortaleza da Linha seguinte. Mas, por se encontrar em lugar de transição -
entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu (por isso, a hesitação), por ser
fraca e por ser demais dependente, deixa-se abater pelas pressões subjetivas
advindas do Hexagrama Nuclear Chien, Obstruções, Dificuldades, através os
Trigramas Nucleares K’an, a Água, o Perigo, e Ken, a Montanha, a Quietude, a
Imobilidade.
Por
isso, o I Ching diz: O entusiasmo que ergue o olhar traz o
arrependimento. Hesitação traz
arrependimento.
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_______ A Quarta
Linha
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A Quarta
Linha é idealmente incorreta por ser Yang em lugar idealmente Yin. No entanto, em Chen, o Trovão, é a Linha que
traz o Retorno da Luz, a Propulsão, a Comoção, o Incitar, e por esta razão,
atua enquanto “a fonte do Entusiasmo” e pode ‘alcançar grandes coisas’ e possui
força suficiente para ter a certeza de sua ação de movimento ascendente e
retumbante e de alquimizar seus amigos para esta realização conjunta.
A Quarta
Linha, a Linha de transição do Céu e da Terra, a Linha do Ministro, é a Linha
governante do Hexagrama. O Ministro leva
a mensagem dos homens da Terra aos Céus, renovando toda a natureza (por ser a
Primeira Linha - movimentada e ascendente - de Chen, O Trovão, bem como por ser
a Primeira Linha do Trigrama do Céu).
O I
Ching diz: A fonte do entusiasmo. Ele
alcança grandes coisas. Não duvide. Os amigos juntam-se à sua volta assim como o
grampo junta o cabelo.
Os
amigos são as Linhas Yin e o grampo é a Linha Yang da Quarta posição. Os amigos são as Linhas Yin de K’un, A Terra,
no Trigrama da Terra, as massas, a multidão.
Assim: Ele
alcança grandes coisas.
Também
os amigos são as Linhas Quinta e Sexta, Linhas do Rei e do Sábio, que são
carregados para o céu através da movimentação vigorosa e ascendente do Trovão -
mesmo que a Quinta Linha esteja por demais envolvida no Trigrama Nuclear
Superior, em K’an, a Água, o Perigo; e que a Sexta Linha esteja já bem ao final
de Chen, o Trovão, e ao final do Hexagrama, como um todo.
___ ___
___ ___ A Quinta
Linha
_______
___ ___
___ ___
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A Quinta Linha é uma Linha Yin em
lugar idealmente Yang, o lugar do Rei, o Homem do Trigrama do Céu. Ela é carregada vigorosamente pela Linha Yang
de Chen, O Trovão. E assim, perde um
tanto de suas próprias forças, de sua própria ação - por ser uma Linha Yin e
Receptiva, Acolhedora. Também essa Linha
é a última de Chien, obstrução, Dificuldades, Hexagrama Nuclear inserido em Yü,
Entusiasmo. É a Linha que finaliza o
Trigrama Nuclear Superior, em K’an, a Água, o Perigo, o Coração em doença, e
este Trigrama encontra-se assentado sobre Ken, a Montanha, que é a cama, a
Quietude, o lugar do repouso.
Tudo isso torna a Quinta Linha
ainda mais fraca, menos entusiasmada, privada da expressão do Entusiasmo. No entanto, por se encontrar no meio do
Trigrama do Céu e por ser Yin, nos sugere clareza de intenções - mesmo que se
sinta impossibilitada de ação.
Por isso, o I Ching diz: Persistentemente
doente, mas ainda assim não morre.
___ ___ A Sexta Linha
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_______
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A Sexta
Linha, Linha Yin em lugar idealmente Yin, Linha do Sábio, o Céu do Trigrama do
Céu, em Chen, o Trovão, o Incitar, a Comoção, encontra-se ao final do
Hexagrama Yü, Entusiasmo, e ainda possui força para expressar seu
Entusiasmo..., mas a verdade é que tal expressão pode se apresentar um tanto
equivocada, um tanto iludida. No
entanto, por ser idealmente correta, esta Linha muda de comportamento e
expressa seu Entusiasmo corretamente.
Sobre a
Sexta Linha, o I Ching diz: Entusiasmo ofuscado. Mas, se depois da conclusão o homem se
modifica, não há culpa.
Quando a
Sexta Linha mergulha para formar um novo Hexagrama, ela nos revela P’i, União,
Manter-se Unido, K’an, a Água, sobre K’un, A Terra. Dessa forma, a Sexta Linha
de Yü, Entusiasmo, sendo o Sábio, leva ao novo Hexagrama a sabedoria assegurada
para a estruturação de União entre comandante e comandados em busca de um ideal.
Em Yü,
Entusiasmo, Chen, o Trovão, atua em movimento ascendente, praticamente
carregando K’un, A Terra, consigo, em função de seu ímpeto, de seu movimento
intenso e também porque A Terra é devocional e abnegada, seguindo seus passos. O Entusiasmo se orienta em direção ao Céu.
Porém,
em P’i, União, K’an, A Água, atua em movimento descendente, e com isso
grudando-se à Terra de forma inteiramente consistente, realmente. P’i, União, Manter-se Unido orienta-se em
direção à Terra.
Sobre
ambos, podemos ler Lao Tsé, em seu Capítulo 39, do Tao Te Ching:
Os príncipes e os Reis não se tornando nobres, irão
temer a derrota.
Por isso,
O nobre utiliza a humildade como princípio
O alto utiliza o baixo como base
Sendo assim,
Os príncipes e os Reis denominam-se a si mesmos de
órfãos, carentes e indignos.
Isso seria utilizar a humildade como princípio, não
seria?
A
Humildade é uma Virtude de K’un, A Terra.
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Síntese
de Yü, Entusiasmo
A Terra
recebe o Trovão,
formando Yü,
Entusiasmo
K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, começa então a tecer seu
Caminho do Céu e para tanto, recebe Chen,
O Trovão, O Incitar, O Despertar, O Filho mais Velho, e ambos formam o Hexagrama Yü, Entusiasmo
___ ___
___ ___
_______ Trigrama do Céu em Chen,
O Trovão, O Despertar
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___ ___ Trigrama da Terra em K'un,
A Terra
Em seu quinto encontro, K'un, A Terra, faz nascer o elo primeiro
entre a Terra e o Céu, Chen, O Trovão...
que nasce da terra mas que parece nascer do céu, cortando os ares, trazendo o
fogo à terra, trazendo a vida à terra.
Não é verdade que o primeiro ruído
que anuncia a primavera é o rugir do
Trovão?
A Virtude do Trovão é ser Inesperado,
Surpreendente, é a de trazer a Comoção, de Incitar. É a Sincronicidade, é algo que acontece sem
que percebamos, naturalmente.
O Trovão surge da Terra e corre
para os céus. E esse movimento é tão
intenso que a Terra responde, corresponde, comovida, estremecida, em Yu,
Entusiasmo. O Trovão surge nos céus e a
Terra, abnegadamente, devocionalmente, o recolhe dentro de si e reflete seu som
aos céus, com entusiasmo. Nasce a
arte. É o som, é a música, é o céu
refletindo o som da terra, o som da natureza, o som das vozes dos homens, dos
animais, dos tambores, da cítara.
A única Linha Yang do Hexagrama
Yu, Entusiasmo, a Quarta Linha, a Linha Primeira de Chen, o Trovão, o Incitar,
a Comoção, atua enquanto fonte do entusiasmo, atraindo para si todas as demais
Linhas Yin, do Trigrama da Terra, em K'un, o Povo, a Abnegação, a Devoção, e do
Trigrama do Céu, ainda em suas Linhas Yin voltadas para o Rei, a Quinta Linha,
e para o Sábio, a Sexta Linha. No
entanto, estas duas Linhas Yin do Trigrama do Céu, mesmo pertencendo ao
entusiasmo revelado pelo Trigrama da Terra (que, por causa da movimentação
ascendente de Chen, o Trovão, se juntam a ele para também ascenderem!), não
exatamente estão fazendo parte atuante do Entusiasmo, Yu, bem ao contrário -
embora façam parte do Trigrama do Céu em Chen, o Trovão, e por isso, não deixam
de realizar sua Comoção, sua Incitação, seu movimento ascendente e sempre
renovador.
E também temos que levar em conta
que existem dois Trigramas Nucleares inseridos em Yu, Entusiasmo que trazem
algumas questões de vicissitudes a serem vivenciadas pelas duas Linhas Yin, a
Quinta Linha e a Sexta Linha, em Chen, o Trovão: K’an, a Água, o Perigo, é o Trigrama Nuclear
Superior e sua Linha Yin externa ao alto faz parte da Linha Yin na Quinta
posição e, portanto, traz alguma questão não muito simpática para este lugar;
Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, é o Trigrama Nuclear Inferior e sua
Linha Yang ao cume da Montanha traz uma definição de retirada, para tudo aquilo
que vier após a Quarta Linha (porque é esta a Linha Governante do Hexagrama, a
Linha ao cume do Mestre da Montanha), ou seja, as Quinta e Sexta Linhas.
K’an, a Água, sobre Ken, a
Montanha, traz o Hexagrama Nuclear Chian, Dificuldades, Vicissitudes, e por
esta razão, acentua as questões mais impeditivas que atuam no Hexagrama Yu,
Entusiasmo, em relação às Quinta e Sexta Linhas, as Linhas do Rei e do Sábio.
De qualquer forma, também
estaremos encontrando em K’an, a Água, a Virtude da Sabedoria; e em Ken, a
Montanha, a Virtude da Mestria. E
estaremos encontrando em K'un, a Terra, a Virtude da Abnegação, da Devoção; e
em Chen, o Trovão, a Virtude dos Novos Começos, do Retorno da Luz. Sendo assim, todas as dificuldades poderão
vir a ser contornadas e o movimento ascendente e intenso do Trigrama do Céu em
Yu, o Entusiasmo, tenderá a motivar o Povo e a Corte, certamente.
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Tao Te Ching , O Livro do Caminho
e da Virtude – Lao Tsé
Traduzido por Wu Jyh Cherng –
Editora Ursa Maior
O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão,
introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de
Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo,
Brasil
I Ching,
Alquimia dos Números
Wu Jyh
Cherng
Editora
Objetiva - Rio, Brasil
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada