O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
SEGUNDO VOLUME
Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada

O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:
Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos. Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado. A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra. Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.
Chin, Progresso
Fogo sobre Terra
Janine Milward
Janine Milward
K'un, A Terra, O Receptivo, O
Abranger, O Vazio, A Devoção, A Abnegação, A Mãe, O Devocional, recebe Li, o
Fogo, a Filha do Meio, O Aderir, A Claridade, O Sol, O Brilho, O Condicionado,
A Lucidez, A Clareza, Os Olhos, A Consciência, o Espírito, e ambos os Trigramas
formam o Hexagrama 35. Chin, Progresso, Fogo sobre Terra.
_______
___ ___
_______ Trigrama Visitante: Li, O Fogo, O Aderir
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___
___ Trigrama Estruturador: K’un, A Terra,
Trigrama Primordial
___ ___

O
Julgamento
O Sol brilha por sobre toda a
Terra, iluminando, trazendo vida. Assim
é Li, O Fogo, sobre a Terra, K'un. A Terra, em sua humildade e devoção, recebe
e abrange toda a Claridade do Sol. A
lucidez dos olhos de Li, O Fogo, impregnam a devoção e obediência de K'un, A
Terra.
É na Terra que existe a vida,
assim como a conhecemos e essa vida somente pode acontecer com a presença da
luz do nosso Sol.
Sendo assim, em Chin, Progresso,
Fogo sobre Terra, podemos ver o Sol brilhando em nosso Planeta: a vida
agradece.
Por isso, o I Ching nos diz no
Julgamento: O
poderoso príncipe é honrado com grande número de cavalos. Num só dia é recebido em audiência três vezes.
Em Chin, Progresso, o Trigrama do
Céu imajado por Li, O Fogo, é o governante, enquanto o Trigrama da Terra
imajado por K'un, A Terra, é o servidor obediente. O I Ching comenta: Um governante esclarecido e um
servo obediente, eis os requisitos para um grande progresso.
Sendo K'un as massas, o povo, tudo
na natureza curva-se diante da inundação da Luz da sabedoria. Essa sabedoria, essa vida, é proveniente das
duas Linhas Yang de Li, O Fogo, que acolhem em si, em seu bojo, a Linha Yin do
meio - representativa de K'un, A Terra.
Li, O Fogo, conhece as leis do céu
e da Terra e sua maior virtude é a de Aderir-se à matéria para fazer presente a
Luz do Sublime Yang de Ch’ien, O Criativo.
No entanto, vemos que a Luz do
Criativo é subjetiva - assim como a
Não-Luz do Receptivo. Será em Li, O Fogo
que a Luz subjetiva de vida do Criativo se torna uma objetivação, através O
Aderir, O Condicionado, ou seja, adere a algo, é condicionada em algo, a
algo. Luz é matéria. E A Terra é lugar de materialização plena - e
por isso, a Luz de Li, o Fogo, nela adere, se condiciona, é condicionada,
trazendo a vida. É o Sol, em Li, o Fogo,
sobre a Terra, K'un, a Mãe-Terra.
Da mesma forma, vemos que a
Não-Luz do Receptivo que é subjetiva..., acaba sendo objetivada por K’an, A
Água, O Abissal. K’an, a Água, é aqui
mencionada por também pertencer ao Hexagrama Chin, Progresso, na qualidade de
Trigrama Nuclear Superior, entrelaçando-se a Li, o Fogo, e a K'un, a Terra,
trazendo, portanto, a alternância de Dia e Noite, de Sol e de Lua.
E é sempre interessante que
observemos e não nos esqueçamos que o I Ching do Mundo da Manifestação começa
com o Criativo seguido do Receptivo e termina com a conjugação de valores entre
Li, O Fogo, e K’an, A Água, nos Hexagramas 63 e 64, Depois do Fim e Antes do
Fim. E também é importante sempre nos
lembrarmos que o Hexagrama 63 - Após a Conclusão - nos apresenta a formação
ideal das Linhas: Água sobre Fogo.
Portanto, o Fogo é relativo ao
Criativo, traduzindo sua subjetividade de vida e de doação de sua Luz em
objetividade plena. E a Água é relativa
ao Receptivo, traduzindo sua subjetividade de recepção de Luz em Não-Luz, em
objetividade plena.
K'un, a Terra, A Mãe, é subjetiva
quando se trata do Vazio. E é também
objetiva quando se trata do Receptivo em si, da Abrangência da Terra, da Mãe
que acolhe todos seus filhos, a natureza, em seus braços, em seu colo.
Chin, Progresso, nos traz a imagem
subjetiva de todos os pontinhos iluminados dentro do fundo negro do Vazio da
Criação. Ao mesmo tempo, nos traz a
imagem objetiva do Sol que se levanta sobre a Terra, iluminando-a toda, fazendo
surgir toda a natureza, toda a civilização, o Tao da Criação.
Conservando
a Grande Imagem
O mundo
passa
Passa
sem danos
Com
tranqüilidade, serenidade e supremacia
Tao Te
Ching, Capítulo 35, Lao Tsé
Quando a Terra sustenta o Fogo -
Li sobre K'un -, a tocha da Criação está acesa.
A doação da Luz é bem recebida e acondicionada. A vida passa a existir.

A Imagem
O Homem Sagrado faz de si mesmo
assim como a Terra, K'un, em relação à Li, o Fogo: ele procura seu caminho de Iluminação através
do aderir para si a Sabedoria, a Lucidez e a Clareza do Fogo; e mantém-se
dócil, abnegado e humilde para que sua receptividade da Luz seja plena, ampla,
abrangente, como a Terra. Assim, o homem
superior aprende a doar e a receber, igualmente. Tanto ele é a imagem de Chin, Progresso, para
si mesmo como o é para os outros. Assim,
ele também pode tornar-se uma tocha acesa para iluminar o caminho daqueles que
o seguem, sem perder sua luz nem sua humildade.
Por isso, o I Ching diz: Assim, o próprio homem superior ilumina
suas evidentes qualidades.
Também a humildade de K'un, A
Terra, é importante para que estas “evidentes qualidades” não sejam
desvirtuadas.
O
prestígio e a humilhação geram susto
A
nobreza e a grande preocupação situam-se no corpo
O que
são prestígio e humilhação?
Prestígio
é inferior
Ao
obtê-lo, ficamos assustados
Ao
perde-lo, ficamos assustados
Isto é o
que quer dizer “o prestígio e a humilhação geram susto”.
O que
quer dizer “a nobreza e a grade preocupação situam-se no corpo?”
A razão
de eu ter essa “grande preocupação” é ter um corpo
Se eu
não tivesse um corpo
Com que
teria que me preocupar?
Por
isso,
Nobre é
aquele que entrega o corpo ao mundo
A este o
mundo pode se entregar
Quem ama
faz do mundo o seu corpo
Neste o
mundo pode confiar.
Tao Te
Ching, Capítulo 3, Lao Tsé
Tanto quanto a Luz pressupõe a
Não-Luz, o “prestígio” deve pressupor a “humilhação”.
Nesse caso, o ‘prestígio’ é Chin,
Progresso, Sol sobre Terra, a presença da Luz aderida à matéria, Li sobre K'un,
Fogo sobre Terra. O governante e seus
servidores.
A “humilhação” surge através do
Hexagrama composto pela inversão das posições de Li, O Fogo, e K'un, A
Terra. É o Hexagrama Ming I,
Obscurecimento da Luz, A Claridade Ferida, Terra sobre Fogo, K'un sobre Li, o
Sol obscurecido pela Terra, pelo Vazio, a Luz obscurecida pela Não-Luz.
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Chin,
Progresso Ming I,
Obscurecimento da Luz
Assim, através desses dois Hexagramas
opostos e inversos em suas imagens, o homem superior aprende a balancear sua
Claridade e sua Humildade.
A
nobreza e a grande preocupação situam-se no corpo.
Vimos que Li, O Fogo, O Sol, O
Aderir, no Trigrama do Céu, é a imagem do governante que brilha, a
nobreza. No entanto, Li, O Fogo, para
que possa exibir a Luz de Ch’ien, O Criativo, a vida contida em Ch'ien, precisa
Aderir, ser condicionado a algo, a um corpo.
Luz é matéria, objetivamente.
Subjetivamente, a Luz do Sublime
Yang de Ch'ien, O Criativo, O Pai, advém do Tao do Céu Anterior, do Mundo da
Não-Manifestação.
Dessa maneira, a Luz objetiva de
Li, O Fogo, O Aderir, O Condicionado, O Sol, deve aprender a despreender-se,
descondicionar-se, dês-aderir-se do “corpo” do Mundo da Manifestação ou do Céu
Posterior, para retornar ao não-corpo, ou seja, ao Corpo de Luz do Céu Anterior
ou do Mundo da Não-Manifestação.....
Se eu
não tivesse um corpo
Com que
teria que me preocupar?
Retornam, então, os dois
Hexagramas formados entre K'un, A Terra, o Vazio, e Li, o Fogo, o Sol: Chin,
Progresso e Ming I, Obscurecimento da Luz.
O Homem Sagrado sabe manter em si
mesmo a humildade de K'un, A Terra, embasando a Luz de Li, O Fogo, mostrando-a
ao mundo em todo seu esplendor, como em Chin, Progresso - sem temor de resvalar
no prestígio ou na humilhação.
Também o Homem Sagrado sabe manter
em si mesmo a Claridade de Li, O Fogo, embasando a Humildade de K'un, A Terra,
mostrando ao mundo toda sua modéstia, toda sua Não-Luz - como em Ming I,
Obscurecimento da Luz, A Claridade Ferida - sem temor de perder o seu corpo.
Por
isso,
Nobre é
aquele que entrega o corpo ao mundo
O homem superior - ao iluminar-se
- traz para si mesmo todas as Luzes do mundo.
De Luz individual, ele torna-se Luz coletiva e, posteriormente, Luz
Cósmica, Luz Universal, co-criador, junto ao Tao da Criação. Ao mesmo tempo em que ele existe no mundo, o
mundo existe dentro dele.
Quem ama
faz do mundo o seu corpo
Neste o
mundo pode confiar

Trigramas e Hexagrama Nucleares
Os
Trigramas Nucleares tecidos a partir de Chin, Progresso, são k'an, a Água, o
Abismal, a Lua, o Insondável, e Ken, A Montanha, A Quietude, O Mestre.
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Chin, Progresso Chien,
Obstruções, Dificuldades
Sendo K’ an, a Água, composto da
Linha do Céu do Trigrama da Terra que é K'un, A Terra, e das Linhas da Terra e
do Homem do Trigrama do Céu, sua missão é a de levar os Mistérios da Terra ao
conhecimento de Li, O Fogo, que é a própria Lucidez.
Sendo Ken, A Montanha, composta da
Linha da Terra do Trigrama do Céu em Li, O Fogo, e das Linhas do Céu e do Homem
do Trigrama da Terra, em K'un, A Terra, sua missão é a de manter e preservar a
Humildade e a Quietude para que K'un, A Terra, com sua abrangência e
receptividade, possa tornar-se Mestre com a Luz que a ilumina.
O Hexagrama Nuclear formado de
K'an, a água, sobre Ken, A Montanha, é Ch'ien, Obstrução, Dificuldades.
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Chien,
Obstrução, Dificuldades
O Homem Sagrado é aquele que
permanece em sua Quietude (Ken, A Montanha) enquanto deixa que os Mistérios e
os Perigos (K'an, A Água) passem por ele, assim como a água vai escorrendo ao
longo da montanha, contornando todos os obstáculos, cavando fundo, juntando-se
em corredeiras, buscando os vales, as planícies. Assim é Chien, Obstrução, Dificuldades.
Em Chin, Progresso, Li, O Fogo,
sobre K'un, A Terra, o Homem Sagrado é como o Vazio que se deixa iluminar
plenamente pela Luz refletida pelo Sol.
Vazio no Trigrama Interior e Luz Plena do Sol no Trigrama Exterior. Dessa maneira, tudo na natureza encontra seu
caminho.
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Chin,
Progresso
O homem superior sabe que ao
tornar-se o próprio Vazio, ele se torna a Terra para que a Luz do Sol possa
aderir a si. Então, seu corpo físico vai
se alquimizando em Corpo de Luz, até tornar-se um Sol.
Dessa maneira, em Chin, Progresso,
o Vazio e a Riqueza, K'un e Li, Terra e Fogo, se entrelaçam e se permitem
existirem, sem se possuírem.
Quem deseja
possuir o mundo e age para isso,
Vejo a
impossibilidade de consegui-lo
O mundo
é um recipiente espiritual
Que não
se pode manipular.
Quem o
manipula, se destrói
Quem o
retém, se perde.
Pois as
coisas:
Caminham
ou acompanham,
Sopram
quente ou sopram frio
São
rígidas ou flexíveis
Ligam-se
ou rompem-se.
Por
isso, o Homem Sagrado
Elimina
o excesso
Elimina
a opulência
Elimina
a complacência.
Tao Te
Ching, Capítulo 29, Lao Tsé
A imagem que temos de Chin,
Progresso, Sol sobre Terra, Fogo sobre O Vazio, é a de um sol que se levanta
trazendo a esperança e as realizações de um novo dia de luz e de calor,
refazendo a vida.
No Mapa da Seqüência do Céu
Posterior, Li, O Fogo, se encontra ao sul, é o verão, é o meio-dia, sol no
zênite iluminando toda a terra. Nesse
mapa, K'un, A Terra, encontra-se imediatamente depois, no sudoeste, fazendo a
ponte entre o verão e o outono, sutilmente murmurando que tudo na vida tem o
seu zênite para depois encaminhar-se para seu momento de mutação, dando lugar a
um final que permita um novo começo.
O CÉU POSTERIOR - TAI CHI -
O MUNDO DA MANIFESTAÇÃO
Esse sentido também está encerrado
dentro do Hexagrama Nuclear, Ch'ien, Obstrução, Dificuldades, água sobre
Montanha, K'an sobre Ken. K'an, a água,
é também a Lua, a companheira Yin do Yang do Sol. K'an se situa oposto a Li, o Fogo, o Sol,
pois K'an é o inverno, e se encontra no norte.
Ken, a Montanha, faz a ponte entre o inverno e a primavera, situando-se
no nordeste, oposto à K'un , a Terra, que está no sudoeste, antes do outono.
Dessa maneira, em Chin, Progresso,
se encerram ciclos vitais da natureza: o
apogeu do verão, o meio-dia de Lia, O Fogo; o encaminhamento do Carro de Fogo
do Sol para seu poente, em K'un, a Terra; o gélido inverno, a meia-noite, o
final do ciclo, em K'an, a água; e finalmente, o adeus à Lua de K'an, a água, e
o encaminhamento do Carro de Fogo do Sol
da Vida ao seu renascer, em Ken, a Montanha.
Por tudo isso, podemos perceber
que em Chin, Progresso, existe o avanço da Luz iluminando tudo sobre a Terra,
sim, porém existe também o declínio dessa mesma Luz e este declínio estará
sendo apresentado quando Li, o Fogo, se colocar enquanto Trigrama Estruturador
ao receber K'un, a Terra, enquanto Trigrama Visitante, em A Claridade Ferida, O
Obscurecimento da Luz.

As
Linhas
Cada uma das Seis Linhas apresenta
seu Progresso, Chin, em sua própria maneira:
A Primeira Linha do Trigrama da
Terra, em K'un, a Terra, é idealmente incorreta e também encontra-se ao sopé do
Trigrama Nuclear Inferior, em Ken, a Montanha, e por todas estas razões não
pode progredir do jeito que gostaria - porém sem deixar de lado sua ação de
seguir adiante, mesmo que vagarosamente.
A Segunda Linha é o Homem da Terra
e a Quinta Linha é o Homem do Céu. Sendo
Yin e idealmente correta, a Segunda Linha quer realizar o Progresso porém
encontra-se ao começo do Trigrama Nuclear Inferior, Ken, a Montanha, que lhe
traz o Impedimento. No entanto, sua
relação com a Quinta Linha lhe traz um apoio e uma grande felicidade.
A Terceira Linha é Yin em lugar
idealmente Yang, por isso, incorreta. No
entanto, por se situar na Transição entre Trigrama da Terra e do Céu e,
fundamentalmente, porque o Trigrama do Céu vem em Li, o Fogo, o Aderir, esta
Linha encontra o apoio deste último e pode seguir seu caminho de Progresso.
A Quarta Linha encontra-se diante
de alguns Perigos e é uma Linha Yang em lugar idealmente Yin. Tudo isso lhe acarreta alguns problemas em
seu Progresso.
A Quinta Linha é a Governante do
Hexagrama por ser a Linha do Meio na posição do Rei, aquele que possui a
consciência iluminada e tudo isso pode acontecer através Li, o Fogo, o Aderir,
a Lucidez.
A Sexta Linha é Yang em lugar
idealmente Yin e isso lhe traz muita força em seu Progresso e isso não é bom -
mesmo porque é próprio da Sexta Linha trazer uma conclusão ao Hexagrama ou
realizar-se através a fundamentação de um novo Hexagrama (e é bem assim que o I
Ching aconselha).

Linha a
Linha
_______
___ ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___ A Primeira
Linha
A Primeira Linha, Linha da Terra
do Trigrama da Terra, se apresenta como Linha Yin em lugar idealmente
Yang. Isto lhe acarreta uma certa
fraqueza em seu progresso acrescido pelo impedimento que Ken, a Montanha, Trigrama
Nuclear inferior, também lhe impõe.
No entanto, a Primeira Linha ainda
não se encontra enredada pelo Hexagrama Nuclear Chien, Obstrução,
Dificuldades. sendo assim, embora
solitária, ela se conserva humilde, Linha da Terra do Trigrama da Terra,
aguardando o momento de seguimento de seu caminho.
Por isso, o I Ching diz: Progredindo,
porém sendo recusado. A perseverança
traz boa fortuna. Quando não se encontra
confiança, deve-se permanecer calmo.
Nenhuma culpa.
E o I Ching comenta: ....... Solitário, ele segue
o caminho correto. A serenidade não é um
defeito. O chamado ainda não se
realizou.
_______
___ ___
_______
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___ ___ A Segunda
Linha
___ ___
A
Segunda Linha, Linha do Homem da Terra, é uma Linha Yin e idealmente
correta. É a Linha do meio de K'un. Vimos
que o Trigrama da Terra é o servidor e o Trigrama do Céu é o governante.
A Segunda Linha se corresponde com a Quinta Linha, também Yin, que é a
real governante do Hexagrama. K'un, a
Terra, se encontra no sudoeste e Li, o Fogo, no sul: é a mocidade e é a
maturidade. As Linhas da maturidade e da
mocidade se correspondem nos dois Trigramas com as Linhas do meio, as Linhas do
Homem.
Em
Chien, Obstrução Dificuldades, Hexagrama Nuclear, essas mesmas Linhas formam as
molduras extremas do Hexagrama, Primeira e Sexta Linhas: a Primeira formando a
Montanha, Ken, e a Sexta finalizando K'an, a Água. K'an está ao norte e Ken, ao nordeste, ambos
fala da vida interior, do tempo do depois da vida e do tempo imediatamente anterior
à vida; falam da ancestralidade, portanto.
O CÉU POSTERIOR - TAI CHI -
O MUNDO DA MANIFESTAÇÃO

A
relação com a ancestralidade surge então no texto do I Ching para a Segunda
Linha de Chin, Progresso: Progredindo, porém em tristeza. A perseverança traz boa fortuna. Obtém-se, então, uma grande felicidade da
parte de sua ancestral.
Tudo
isso acontece porque estamos falando de uma Linha em posição central e
idealmente correta.
Desse
modo, entre Chin, Progresso, e Ch'ien, Obstrução, encontram-se relacionadas às
Linhas do Homem que ainda se encontra em seu apogeu de vida e daquele que já se
tornou um ancestral. Sendo as Segunda e
Quinta Linhas de Chin, Progresso, Linhas Yin, o I Ching sugere que a Segunda
Linha seja a esposa do neto e a Quinta, a avó.
A
Segunda Linha, por se encontrar no sopé de Ken, a Montanha, também vê seu
progresso ainda sendo impedido .... mas como é de sua natureza - por ser Yin e
central - a perseverança lhe cai bem.
Apesar de sua tristeza - que lhe é imposta por K'an, a água, Trigrama
Nuclear superior -, encontra a felicidade em sua correspondência com a Quinta
Linha (que é representativa da Lucidez, da Claridade, da Riqueza de Chin,
Progresso).
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___ ___
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___ ___ A Terceira
Linha
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A Terceira
Linha, o lugar do Céu no Trigrama da Terra, mesmo sendo Yin e incorreta,
encontra-se à frente das duas Linhas Yin anteriores (que lhe são semelhantes em
atitude de procurar o Progresso) e está no lugar da transição entre os
Trigramas da Terra e do Céu. Sendo a
Linha culminante do Trigrama K'un, A Terra, O Vazio, tem para si mesma a
responsabilidade de embasar solidamente Li, o Fogo, o Sol que desponta e avança
nos céus, iluminando e trazendo vida a toda a terra.
Sobre a
Terceira Linha, o I Ching diz: Todos estão de acordo. O remorso desaparece.
E continua: ..... pois a vontade é a de dirigir-se para o alto.
A
Terceira Linha já possui o amadurecimento apreendido em suas duas etapas
anteriores e por isso ela é o próprio Vazio, a própria Terra, que se submete
devocionalmente à Luz de Li, o Fogo, o
Sol que reflete a Luz do Sublime Yang de Ch'ien, O Criativo - daí sua vontade
de dirigir-se para o alto.
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_______ A Quarta
Linha
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O CÉU POSTERIOR - TAI CHI -
O MUNDO DA MANIFESTAÇÃO

A Quarta
Linha é Yang em lugar idealmente Yin.
Ela se encontra no meio do Trigrama Nuclear superior K'an, a água, e no
alto do Trigrama Nuclear Ken, a Montanha.
Ambos os Trigramas Nucleares nos falam no período da noite, quando os
animais roedores se movimentam. No
entanto, a Quarta Linha está no lugar de transição entre o Céu e a Terra, em
Chin, Progresso, e o Trigrama do Céu é Li, O Fogo, o Sol, o apogeu da Luz, o
Dia. Sendo assim, com a aproximação da
luz do dia, os roedores desaparecem, permanecendo porém o perigo subjetivo -
por causa de K'an, a água.
Tais
perigos, entretanto, podem ser superados com a ajuda das três Linhas Yin do
Trigrama da Terra, K'un, o Vazio, o Povo, que forçam o Progresso. Também a Linha Yin e vazia da Quinta posição,
faz com que a perseverança da Quarta Linha seja detida - mesmo porque a Linha
Yang da Quarta posição é a mesma Linha do centro do Trigrama K’an, a Água, o
Perigo, e seguir adiante perseverantemente pode provocar perigo.
Por tudo
isso, o I Ching nos diz: Progresso como o de um roedor. A
perseverança provoca perigo.
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___ ___ A Quinta
Linha
_______
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A Quinta Linha, o Homem do Trigrama do Céu, é uma Linha Yin em
lugar idealmente Yang. Essa é a Linha
governante do Hexagrama Chin, Progresso, por ser a Linha do meio, vazia, no
Trigrama do Aderir da Luz, em Li, o Fogo, a Lucidez, o Sol,a Riqueza no
Trigrama do Céu!.
Exatamente por ser Yin e vazada, é
que a Luz pode acontecer: é no Vazio de K'un, a Terra, que a iluminação se faz
possível. É na Terra de K'un, que a Luz
de Li, o Fogo, pode aderir e se condicionar.
Também não devemos nos esquecer
que a própria imagem revelada por Li, O Fogo, com suas duas Linhas Yang margeando,
contendo, a Linha Yin interiorizada, Linha do meio, tudo isso se nos apresenta
como se fosse um olho, não é mesmo? É então por isso que, entre outras
circunstâncias, se diz que Li, O Fogo, é
a Claridade, a Lucidez, é o Olho aberto que vê e que compreende, a Luz
manifestada.
Sendo assim, novamente estamos
diante do Trigrama do Céu em relação ao Trigrama da Terra, em Chin, Progresso,
nos dizendo o primeiro que traz em si a figura do governante, do rei, aquele
que possui a consciência - em Li, o Fogo -, e nos dizendo o segundo que traz em
si a figura do povo, que é receptivo à consciência ampliada do ser reinante -
em K'un, A Terra. A Quinta Linha vem,
então, nos confirmar essa realidade, sendo a Linha governante do Hexagrama.
No Hexagrama Chin, Progresso, a
Quinta Linha vai nos assegurar a imagem de Riqueza, da luz dourada do ouro da
terra que Li, o Fogo, nos traz. Sendo a
Quinta Linha uma Linha Yin em lugar idealmente Yang, essa Riqueza, essa Luz,
essa Claridade, essa Lucidez, pode não ser ininterrupta, contínua e assim o I
Ching nos diz: Não se
deixe levar por ganho ou perda.
Seja pelo que for, seja por ganho
ou seja por perda, a Quinta Linha, Linha do Rei, aquele que possui a
consciência iluminada, adota a Virtude Yin da Modéstia, da Humildade, e age
desta forma dentro do Trigrama do Céu em Li, o Fogo, a Riqueza, o Ouro. Assim fazendo, em seu Wu Wei da Linha Yin e
Receptiva, faz com que os seus empreendimentos sejam bem-sucedidos.
Por isso o I Ching continua:
Os Empreendimentos trazem boa fortuna.... trazem bênçãos. Tudo é favorável.
Normalmente, “empreendimentos”
poderia nos sugerir uma Linha contínua, ininterrupta, Yang. Porém, no caso de Chin, Progresso, “os
empreendimentos nos trazem bênçãos” vai significar o próprio Trigrama do Céu
como um todo - em Li, o Fogo, a Riqueza, a Luz e a adoção das Virtudes da
Modéstia e da Humildade pela Quinta Linha, em seu Wu Wei, a ação-na-não-ação.
E, como já foi mencionado na Segunda Linha, a Quinta Linha sugere
uma herança da parte dos ancestrais, daqueles que já se foram e que no entanto,
continuam ainda vivos, através de seus descendentes e herdeiros.
Dessa maneira, mesmo sendo a
Quinta Linha uma Linha Yin e incorreta idealmente, ela leva adiante Chin, o
Progresso, para várias gerações a-virem.
_______ A Sexta Linha
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A Sexta
Linha, Linha do sábio, o céu do Trigrama do Céu, é uma Linha Yang e idealmente
incorreta por estar em lugar Yin.
Sendo
parte de Chin, Progresso, sua forma de
ser tão Yang a leva a dar continuidade ao Progresso, porém por meio da força -
o que não lhe é apropriado.
Primeiramente, porque a Linha do sábio deve ser modesta e humilde,
virtudes de uma Linha Yin idealmente correta. E em segundo lugar, a Sexta Linha
já está se retirando do Hexagrama - seja para formar um novo Hexagrama, seja
para realizar uma mutação de sua própria qualidade.
No caso
de Chin, Progresso - como o próprio nome diz -, a Sexta Linha, desejosa de
progredir, força seu caminho para frente (o que lhe é impossibilitado). Não podendo seguir em frente, ela volta-se
para si mesma e se vê em uma posição solitária, embora com bastante força (por
ser Yang). E por ser Yang (e portanto,
perseverante) porém sem condições de seguir em Progresso, a Sexta Linha sabe
que esta perseverança somente lhe traria humilhação.
Por tudo
isso, o I Ching diz:
Progredir com os chifres
é lícito apenas quando se vai aplicar o castigo em seu próprio território. Ter consciência do perigo traz boa
fortuna. Nenhuma culpa. A perseverança traz humilhação.
Sua
posição solitária se deve ao fato de que os dois Trigramas Nucleares inseridos
em Chin, Progresso (K'an, a Água, e Ken, a Montanha), possuem ambos movimentos
descendentes, ao mesmo tempo em que a Sexta Linha não pertence ao Hexagrama
Nuclear formado, Ch'ien, Obstrução, Dificuldades. E, à Sexta Linha é aconselhado ‘ter
consciência do perigo’ em função do fato de que encontra-se no Trigrama da
Lucidez, em Li, o Fogo, e também porque abaixo de si, encontra-se o Trigrama
Nuclear Superior, em K’an, a Água, o Perigo.
No entanto, não existe culpa, devido ao fato de que K’an, a Água, estará
se lançando abismalmente, Montanha abaixo.
Dessa
maneira, a única ligação que a Sexta Linha possui é com a Primeira Linha do
Hexagrama Primordial, Chin, Progresso, e essa Linha também não faz parte do
Hexagrama Nuclear e é uma Linha que está sendo recusada em seu ato de
Progredir.
Sendo a
Primeira Linha uma Linha Yin da Terra do Trigrama da Terra, que é K'un, A
Terra, A Cidade, A Planície, o Povo, As Massas, o I Ching fala que a Sexta
Linha poderá atuar apenas em seu próprio território.
Então,
quando a Sexta Linha volta-se para a Primeira Linha do Hexagrama Chin,
Progresso, para “disciplinar sua própria cidade” faz surgir um novo Hexagrama -
composto pela imagem inversa de Li, O Fogo, sobre K'un, A Terra.
Esse
novo Hexagrama é Ming I, Obscurecimento da Luz, A Claridade Ferida - já
comentado nesse trabalho, mais acima.
Chin,
Progresso, vem nos revelar a imagem do Aparecimento da Luz, Li, O Fogo, O Sol,
no Trigrama Exterior e K'un, A Terra, O Vazio, A Devoção, no Trigrama Interior.
Ming I,
obscurecimento da Luz, A Claridade Ferida, por outro lado, nos revela a imagem
do Desaparecimento da Luz: agora é Li, O Fogo, O Sol, que se encontra no
Trigrama Interior, escondido, acobertados pelo Trigrama Exterior, com K'un, O
Vazio, A Terra.
Ambos os
Hexagramas estão de acordo com o movimento dos tempos e dos ciclos de
vida. O homem superior sabe quando deve
expor-se à Luz e expor sua Luz - em Chin, Progresso - e quando deve
resguardar-se da Luz e resguardar sua Luz - em Ming I, Obscurecimento da Luz.
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Síntese
de Chin, Progresso
A Terra
recebe o Fogo,
formando Chin,
Progresso
Em seu sexto encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Li, O Fogo, A Clareza, O Sol, a Filha do
Meio, e ambas formam o Hexagrama Chin, Progresso
_______
___ ___
_______ Trigrama do Céu em Li,
O Fogo
___ ___
___ ___
___ ___ Trigrama da Terra em K'un,
A Terra
O Fogo do Sol é a ponte entre a
terra e o céu. Dessa forma, Li, O Fogo,
simboliza o Sol, A Expansão da Consciência, O Espírito pronto para se unir à
Consciência Suprema manifestada por Ch'ien,
O Pai, O Criativo.
Chin, o Progresso, nos traz a
imagem subjetiva de todos os pontinhos iluminados dentro do fundo negro do
Vazio do Universo. Ao mesmo tempo, nos
traz a imagem objetiva do Sol que se levanta sobre a Terra, iluminando-a toda,
fazendo surgir toda a natureza, toda a civilização, o Tao da Criação.
O Sol brilha por sobre a Terra,
iluminando tudo. A Não-Luz de K'un, a
Terra, é inundada pela Clareza da Luz de Li, o Fogo, a Luz que traz a Vida e
que é recebida com toda a Devoção e Abrangência e humildade que encontramos em
K'un, a Terra!
Quando a Terra sustenta o Fogo, Li
sobre K'un, a tocha da vida do universo está acesa, está sempre presente, toda
a Luz existente no Sublime Yang de Ch'ien, o Céu, é herdada por sua Filha do
Meio, Li, o Fogo, e faz acontecer a preservação desta mesma Luz em K'un, a
Terra, o Receptivo a Humildade.
A Luz do Aderir precisa
realizar-se no Espaço que a Terra proporciona: Luz é Matéria e em K'un
estaremos encontrando o Espaço e a Matéria, a Não-Luz que a Humildade da Terra
faz acontecer, em seu Vazio, de forma que a Luz possa então Aderir!
Da mesma forma, é sempre através a
Virtude da Humildade que o Homem Superior aprende que nada possui, assim como
K'un, a Terra, que apenas gera e cria porém nada possui. O Sol de Li, o Fogo, é a Luz do Aderir, do
Condicionado a algo que lhe permita existir.
E, em sua existência, o Sol é a riqueza maior que espraia toda sua Luz
por sobre toda a natureza.
O Homem Superior sabe que, ao
tornar-se o próprio Vazio, ele se torna a Terra para que a Luz do Sol possa
aderir a si. Então, seu corpo físico
pode se alquimizar em Corpo de Luz, até tornar-se o próprio Sol.
O movimento de Li, o Fogo, no
Trigrama do Céu, é o de plena ascendência, e por isso, podemos dizer que a Luz
encontra-se ao alto do céu e ilumina toda a Terra, em K'un, o Receptivo, todo o
povo, no Trigrama da Terra.
A Linha Governante é, portanto, a
Lucidez dos Olhos de Li, o Fogo, que a tudo vêem e que a tudo ilumina: Linha
Yin no Lugar do Rei, a Quinta Linha, o Homem do Céu.
No entanto, o Hexagrama Chin, o
Progresso, também avisa para os Perigos que são advindos do Trigrama Nuclear
Superior, em K’an, a Água, o Perigo, bem como sobre o fato de que o Trigrama
Nuclear Inferior, em Ken, a Montanha, esconde, em sua Imobilidade, questões
também voltadas para a realidade desses Perigos. E tudo isso fica confirmado através o
Hexagrama Nuclear, em Chien, Dificuldades, Vicissitudes, Água sobre
Montanha. De qualquer maneira, não
podemos nos esquecer que existe a Abnegação da Terra, sim, no Trigrama da
Terra, em Chin, Progresso, mas existe a Lucidez de Li, o Fogo, no Trigrama do
Céu, e assim, os perigos e as questões não muito esclarecidas tenderão a
encontrar suas soluções adequadas, porque virão à tona do conhecimento e serão
solucionadas.
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Tao Te Ching , O Livro do Caminho
e da Virtude – Lao Tsé
Traduzido por Wu Jyh Cherng –
Editora Ursa Maior
O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão,
introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de
Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo,
Brasil
I Ching,
Alquimia dos Números
Wu Jyh
Cherng
Editora
Objetiva - Rio, Brasil
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada