O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
SEGUNDO VOLUME
Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada

O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:
Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos. Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado. A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra. Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.
Pi, União, Manter-se Unido, Solidariedade
Janine Milward
"O
que tem paz é fácil de manter
O que é
anterior ao despertar é fácil de planejar
O que é
frágil é fácil de quebrar
O que é
pequeno é fácil de dissolver
Realiza-se
a partir de antes da existência
Organiza-se
a partir de antes da desordem
.......................................
Os
homens, na realização das atividades
Sempre
fracassam em suas quase-conclusões
Cautela
tanto no fim como no princípio
Conduz à
atividade sem fracasso" (1)
K’un, A
Terra, A Mãe, O Vazio, A Não-Luz, A Obscuridade, A Devoção, O Receptivo, O
Abranger, A Abnegação, A Humildade, A Bondade, A Perseverança, A Docilidade, O
Povo, encontra-se com K’an, A Água, O Abismal, O Perigo, O Mistério, O Segredo,
A Sabedoria, A Alma, A Lua, A Prata... e juntos formam o Hexagrama 8 Pi, Manter-se Unido, Solidariedade, União... dando, assim, continuidade aos 64
Encontros de Imagens ou 64 Hexagramas do I Ching do Caminho do Céu – do Céu
Anterior, do Mundo do Não-Manifestado.
___ ___
_______ K’an, A Água, Trigrama Visitante
___ ___
___ ___
___ ___ K’un, A Terra, Trigrama Primordial
___ ___
K’un, A Terra, como Trigrama da Terra, acolhe em seu útero
toda a água que vier do céu para a terra, em seu benfazejo ciclo de chuva, olho
d’água, córrego, riacho, rio, mar, oceano... nuvem, chuva.....
K’an, A Água, no Trigrama do Céu, é o Abismal, e assim sendo, ao cair sobre a terra, vai escorrendo desde
os lugares mais altos, das montanhas, dos morros, até encontrar os vales, as
planícies.... A água vai escolhendo os lugares mais fundos, que lhe permitam
fluir, vai rodeando as rochas, vai se infiltrando por entre a terra e as raízes
das plantas, atravessando os obstáculos, despencando, formando cachoeiras.....
A água adentra as cavernas, descobre os segredos e os mistérios da terra....
K’an, A Água, é o segundo filho a ser encontrado pela Terra, K’un, em seu Caminho do Céu. K’an, é também filho da terra, sendo
água, sendo a Lua, sendo a Alma que busca sua encarnação, sua
materialização....
Essa fusão de K’an, A Água, com K’un, A
Terra, é a doce fusão da encarnação neste Planeta Terra. Em Pi, União, O Manter-se Unido, corpo e
alma, juntos, encontram A Luz de Ch’ien,
o Céu, trazendo consigo o Espírito, através de Li, O Fogo, a filha do Céu.
É interessante notarmos que quando
K’un, A Terra, recebe K’an, A Água, A Alma, se forma o
Hexagrama Pi, União. E quando Ch’ien, O Céu, recebe Li, O Fogo, O Espírito, se forma o
Hexagrama Ta Yü, Grandes Posses, A Grande
Conquista.
___ ___ _______
_______ ___ ___
___ ___ _______
___ ___ _______
___ ___ _______
___ ___ _______
Pi, Ta
Yü,
Manter-se Unido, União Grandes Posses, A Grande Conquista
Em Pi, União, impera a subjetividade dos Encontros. Em Ta Yü, Grandes Posses, impera a
objetividade dos Encontros. Pi, A União,
é o desejo, a aspiração, da formação
da Comunidade, do Ashram, do
Mosteiro. Em Ta Yü, A Grande Conquista
é a realização da formação da
Comunidade, do Ashram, do Mosteiro.
Em Pi, União, existe a
objetividade dos Encontros entre os homens e os seres. Em Ta Yü, A Grande Conquista, existe o tom
subjetivo maior que traz o porquê da realização da União, dos Encontros entre
os homens e os seres.
Em Pi, União, existe o movimento
descendente e bem fundamentado, entre Água e Terra, buscando pelo local ideal
onde os Encontros possam ser realizados.
Em Ta Yü, A Grande Conquista, existe o movimento ascendente e sempre
ascendente do Céu e do Fogo, elevando as mentes, buscando por uma realização maior dentro da
religiosidade e dentro da espiritualidade.
Em Pi, A União, os homens – as Linhas Yin - são atraídas pela Luz emanada pela consciência iluminada do
governante do Hexagrama – a Linha Yang
na Quinta posição.
Em Ta Yü, A Grande Conquista, os discípulos – as Linhas Yang – são Caminhantes que Caminham seus
Caminhos, seguindo a consciência iluminada em sua Plenitude de Humildade do
governante do Hexagrama – a Linha Yin
na Quinta posição.
"Curvar-se
permite a plenitude
Submeter-se
permite a retidão" (2)
Também Pi, Manter-se Unido, União, nos revela a aspiração de processar o
corpo físico – as Linhas Yin –
comandadas pela Linha Yang na Quinta
posição, que é a consciência iluminada, O Espírito. Já em Ta Yü, A Grande Conquista é a realização do Corpo de Luz – as
Linhas Yang – contendo já dentro de
si A Alma – a Linha Yin na Quinta
posição – que é aquilo que resta do corpo físico transmutado...
Entre o desejo e a realização do
desejo, entre Pi, A União, e Ta Yü, A Grande Conquista, existem 60 Hexagramas, ou Encontros ou situações de Luz
e de Não-Luz a serem vivenciadas por K’un,
A Terra, O Receptivo, em seu
Caminho do Céu em direção a Ch’ien, O
Céu, O Criativo.
Por isso, o I Ching, no Julgamento
em Pi, Manter-se Unido, União, já prevê
a imperiosidade da elevação,
constância e perseverança do Caminhante em seu Caminho.

O Julgamento
O desenho das Linhas do Hexagrama Pi, Manter-se Unido, A União, nos mostra
uma única Linha Yang ocupando seu
lugar idealmente correto, a Quinta Linha, acrescida pelo fato de deter a
governança do Hexagrama...
A Quinta Linha Yang é o rei, aquele que possui a
consciência iluminada; e as cinco Linhas Yin
são os súditos do rei, o povo, o reino. O rei é a mente que possui a
consciência iluminada e o reino é o corpo, o Caldeirão, que deve ser
transmutado em Corpo de Luz através da consciência iluminada.
Sendo assim, em Pi, Manter-se Unido, A União,
Primeiramente é revelado o Caminhante Caminhando seu Caminho. E, então, esse
Caminhante – por ser um centro de irradiação de Luz – torna-se aquele que
congrega os outros Caminhantes, com a mesma natureza, a mesma essência,
formando uma comunidade...
"O
Homem Sagrado não acumula
Quanto
mais faz para os homens, mais tem
Quanto
mais dá aos homens, mais aumenta
O
Caminho do Céu é favorecer e não prejudicar
O
Caminho do Homem Sagrado é fazer e não disputar" (3)
Por isso, o I Ching diz: "Manter-se Unido traz boa
fortuna."
E continua: "
Indague ao oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e
perseverança."
Elevação, Constância e Perseverança são
Virtudes Yang. Quando aqui o I Ching
formula uma nova pergunta em seu Julgamento, possivelmente ele está se
dirigindo não apenas à Quinta Linha, a do rei, a da consciência iluminada, mas
também a todos aqueles que se aproximam do rei e de sua Luz.
No caso das Linhas Yin, essa perseverança é determinada
pela Virtudes Yin da Abrangência, Receptividade, Docilidade,
Generosidade, Humildade. Em função
do fato de que as Linhas Yin são alquimizadas pela única Linha Yang do
Hexagrama, a Linha do Rei que as une, é certo que a perseverança de cada uma
das Virtudes Yin deve ser voltada para a boa garantia da União, do Manter-se
Unido, do exercício da Solidariedade.
No caso da Linha Yang, essa perseverança é determinada
pelas Virtudes Yang da Determinação, Continuidade, Criatividade. Em
sendo a Linha Yang a Linha do Rei, aquele que congrega as demais Linhas Yin que
aderem à União, a perseverança é determinante o sentido da liderança e do
comando da União.
Porém, mais adiante, quando
abordarmos o Hexagrama Nuclear inserido em Pi,
Manter-se Unido, A União, veremos
que, essa pergunta é bastante dirigida à Quinta Linha, que, mesmo sendo Yang e em lugar correto e governante do
Hexagrama, precisa sempre manter consigo a Virtude mestre, A Humildade.
"O
que pode tornar os rios e os mares reis dos cem vales
E saber
situar-se em baixo
Por isso
podem ser os reis dos cem vales
Assim,
O Homem
Sagrado aspirando estar acima dos homens
Coloca
suas palavras abaixo das deles
Aspirando
estar à frente dos homens
Coloca
seu corpo atrás dos deles
Portanto,
Situa-se
em cima mas seu povo não sente o peso
Situa-se
à frente porém o povo não é lesado
Assim, o
mundo alegra-se em exaltá-lo
Porém
sem desgosto
Como ele
não disputa
O mundo
não pode disputar com ele." (4)
Por tudo isso, o I Ching emenda: " Então não há culpa"
O I Ching segue, dizendo: "Os inseguros gradualmente se
aproximam."
É importante lembrar-nos sobre as
posições que ocupam K’un, A Terra, e K’an, A Água, dentro dos Mapas do Céu Anterior e do Céu Posterior.
No Mapa do Céu Anterior ou Mundo
da Não-Manifestação, K’un, A Terra,
ocupa o lugar do Inverno, o norte, enquanto K’an,
A Água, é o Outono, o oeste. Ambos designam tempos de final, de término, de
retirada, de avanço da Escuridão, da Obscuridade através da Não-Luz que se
aproxima e que se instala.
No Mapa do Céu Posterior ou Mundo
da Manifestação, K’un, A Terra, ocupa
o lugar do sudoeste, um passo antes do Outono – pronta a se retirar do cenário
– enquanto K’an, A Água, ocupa o lugar do Inverno, o norte.
Novamente, o ciclo do ano e do dia e da natureza como um todo, encontra seu
final.
O CÉU ANTERIOR - WU CHI -
O MUNDO DA NÃO-MANIFESTAÇÃO
O CÉU POSTERIOR - TAI CHI -
O MUNDO DA MANIFESTAÇÃO
Dessa forma, todas as Linhas Yin do Trigrama da Terra bem como a
Linha Yin na Quarta posição no
Trigrama do Céu, precisam "acordar" para realizarem sua aproximação
da Linha Yang, a consciência
iluminada, na Quinta posição. Para tanto, não somente é preciso o tempo certo
acontecer (a chegada da Primavera com o Retorno da Luz da consciência a ser
iluminada) bem como vencerem a grande extensão de terra que separa as Linhas Yin (de K’un, A Terra) da Linha Yang.
Por isso, o I Ching diz: "Os inseguros (no
plural) gradualmente se aproximam".
Cada Linha a seu tempo de compreensão e a seu espaço de trasladação.
Continuando, o I Ching avisa: "Aquele que chega tarde demais encontra o infortúnio".
Dessa vez, se fala de uma única
Linha (aquele, no
singular), que parece ser a Linha Yin na
Sexta posição... Estando já além da Linha Yang
da consciência iluminada na Quinta posição, a tendência inexorável da Sexta
Linha é a de abandonar o Hexagrama e portanto, não praticando a esperada Solidariedade, Pi, A União.... Saindo do Hexagrama, terá que cumprir
novamente as etapas iniciais do novo Hexagrama até novamente alcançar a
possibilidade de se aproximar da Wuinta Linha para, finalmente, realizar Pi, A União... Porém o I Ching avisa que essa aproximação pode ser
demasiadamente tardia, trazendo, então, o infortúnio.
Também o infortúnio a ser encontrado estará designado
através da formação do Hexagrama Nuclear – que certamente não inclui a Sexta
Linha.

A Imagem
No
Texto da Imagem, o I Ching diz: Sobre a terra há água: a imagem do Manter-se Unido. Assim, os reis da antiguidade concediam
direitos feudais sobre os diferentes estados e mantinham relações amistosas com
os senhores feudais.
K’un, A Terra, se encontra no Trigrama da Terra. K’an, A Água, se encontra no Trigrama
do Céu, em Pi, Manter-se Unido, A União,
Solidariedade. Tanto a Terra como a Água se encontram em seus lugares
corretos de ser, sua essência correta, sendo que A Água ainda prevalece dentro
do Hexagrama pelo fato de todas as suas Linhas estarem ocupando suas posições
ideais!
Aquilo que a Terra mais precisa
para manter em si sua vida é a Água.
Aquilo que o rei mais precisa para
manter em si o reino (representados pelo Trigrama do Céu) é da Terra e de seu
povo trabalhando essa Terra (representados pelo Trigrama da Terra).
Quando o I Ching menciona os
diferentes estados está falando das Linhas Yin - porque K'un, a Terra,
representa as cidades, os estados, os países.
Sendo Pi, Manter-se Unido, um Hexagrama de União e harmonia entre o povo e o governante, é certo que, dentre
os súditos, alguns são escolhidos – as quatro Primeiras Linhas Yin – para ajudar o rei a governar o
reino.
Dessa forma, através da imagem de K’un, A Terra, recebendo a visita de K’an, A Água, temos a representação da estrutura política e governamental
ideal.
"Governar
um grande reino
é como
cozinhar um pequeno peixe
Atuando
sob o céu através do Caminho
Seus
demônios não são despertados
Não que
seus demônios não sejam despertados
Seu
despertar não fere o homem
Não
apenas que seu desperta não fira o homem
O Homem
Sagrado também não fere o homem
Sendo
que os dois não se ferem
Assim
suas Virtudes se unem e retornam " (5)

Trigramas e Hexagrama Nucleares
Os trigramas nucleares inseridos
em Pi, Manter-se Unido, são Ken, A Montanha, A Quietude, O Mestre, e K’un, A
Terra, O Receptivo. É então formado o Hexagrama Nuclear Po, Desintegração,
A Fuga da Luz.
___ ___ ________
_______ _______ ___ ___
___ ___ ___ ___ ___ ___
___ ___ ___
___ ___ ___ ___ ___
___ ___ ___ ___ ___ ___
___ ___ ___ ___ ___ ___
Pi, Manter-se Unido, A União Po, Desintegração, A Fuga da Luz
Ken, A Montanha, O Mestre, A Quietude, tem a
sua Linha Yang advinda da Quinta
Linha, a da consciência iluminada, a Linha governante, do Hexagrama Pi, Manter-se Unido. Esta
é a Linha que realiza a União entre o rei e seu reino, seus súditos, seu povo.
No entanto, ao formar o Hexagrama Po, Desintegração, essa mesma Linha Yang é aquela fadada a se retirar, a dar
lugar à Plenitude da Não-Luz, ao Vazio...
É a Linha que designa a inexorável Fuga da Luz, a sabedoria sobre a
conclusão dos ciclos.
Por isso, o I Ching, no
Julgamento, enfatiza a importância de se perguntar novamente ao Oráculo se o
Caminhante possui elevação,
constância, perseverança. Já está intrínseco, em Pi, Manter-se Unido, a necessidade de o Caminhante se precaver e se
fortificar em seu trabalho espiritual em relação à perda do ego, à total
entrega ao momento da Fixação e a proximidade do início do trabalho com o
Elixir da Vida para alcançar a Iluminação e para a formação do Feto Sagrado
que, posteriormente, será transmutado em Corpo Sagrado.
Esse exemplo deve ser seguido,
dócil e abnegadamente, pelas outras Linhas Yin
que formam o Hexagrama Po, Desintegração,
tanto ainda no Trigrama de Ken, A
Montanha, do Céu, quanto no Trigrama da Terra, com K’un, A Terra, O Receptivo.
Assim, para que um empreendimento
seja bem-sucedido, deve existir um ideal em comum que envolva os Caminhantes –
as Linhas Yin – imanado por um
dirigente capaz de juntar e direcionar esses Caminhantes – a Linha Yang.
Po, Desintegração, A Fuga da Luz, prenuncia a possibilidade
do Perigo (Virtude de K’an, A Água)
da falta de harmonia ou de boa integração do grupo acontecer. Novamente, o I
Ching previne o Caminhante acerca a questão sobre elevação, constância e
perseverança pois, certamente, dificuldades podem acontecer.
Finalmente, em Po, Desintegração, o avanço da Não-Luz é
uma realidade. Sendo assim, recomenda-se a todos as Virtudes de K’un, A Terra, como A Humildade, A
Não-Ação, A Docilidade.
"Curvar-se
permite a plenitude
Submeter-se
permite a retidão" (2)

As Linhas
Todas as
Seis Linhas estão voltadas para a União, Pi, cada qual à sua própria maneira,
dentro da posição que ocupa no Hexagrama.
A
Primeira Linha mantém um vínculo de Solidariedade com a Linha Governante, a
Linha Yin na Quinta posição.
A
Segunda Linha mantém sua correspondência natural com a Quinta Linha Yang por
ser uma Segunda Linha Yin: o Homem da Terra unido ao Homem do Céu.
A
Terceira Linha não exatamente encontra o bom caminho para a União correta.
A Quarta
Linha mantém-se extremamente unida à Quinta Linha, por ser a Linha do Ministro
servindo à Linha do Rei.
A Quinta
Linha é a Linha Governante e única Linha Yang do Hexagrama e está em posição
idealmente correta e por todas estas razões, consegue realizar a União predita
pelo Hexagrama Pi.
A Sexta
Linha é a única que não consegue realizar a União, por estar no cume do Perigo,
em K’an, a Água, no Trigrama do Céu.

Linha a Linha
___ ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___ A Primeira
Linha
A Primeira Linha, Linha do Tesouro
da Terra, é Yin e idealmente
incorreta. Porém, mesmo incorreta, a Primeira Linha mantém-se firmemente dentro
das Virtudes da Humildade e da Receptividade. Essa Humildade e essa
Receptividade fazem com que receba do alto, do Trigrama do Céu e
fundamentalmente da Quinta Linha, a Linha Yang
da consciência iluminada, a esperança da União,
Pi, poder acontecer. Sendo assim,
existe uma imensa Solidariedade entre a Primeira Linha, o começo do Hexagrama,
e a Quinta Linha, a Linha Governante de Pi, União, Manter-se Unido.
Por isso, o I Ching diz: " Mantenha-se solidário a ele com
sinceridade e lealdade. Não há culpa nisso"
Também a Humildade e a
Receptividade da Primeira Linha fazem-na receber as graças vindas do Trigrama
do Céu na imagem da própria água.... Sendo K’un,
A Terra, O Vazio, a ocupante do Trigrama da Terra, sua imagem pode ser
revelada como o cântaro de barro, vazio, que é cheio com a água jorrada do
Trigrama do Céu ou Exterior, K’an, A
Água, A Sabedoria.
"Torne-me
naturalmente firme e possuidor do saber
Percorrendo
o Grande Caminho
Temendo
apenas o desperdício" (6)
Então, ainda para a Primeira
Linha, diz o I Ching: "A verdade é como
um cântaro de barro cheio. Assim, ao
final, a boa fortuna vem de fora."
"A
argila é trabalhada na forma de vasos.
Através
da não-existência
Existe a
utilidade do objeto" (7)
___ ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___ A Segunda
Linha
___ ___
A Segunda Linha é Yin e idealmente correta, podendo assim
se sentir unida ao governante do Hexagrama, a Linha Yang na Quinta Linha, que
lhe é correspondente. A Segunda Linha é
o Homem da Terra que se liga à Quinta Linha. que é o Homem do Céu..
Sendo o centro do Trigrama K’un, A Terra, O Receptivo, e o centro
do Trigrama da Terra ou Interior, a Segunda Linha realiza seu papel com
Humildade e aguarda o momento correto de ser reconhecida..
"A
boa caminhada não deixa rastros ou pegadas
....................................
O bom nó
não necessita de corda para ser atado
E não
pode ser desatado" (8)
"Bem
plantado, não se desarraiga
Bem
abraçado, não se aparta" (9)
Assim, para a Segunda Linha, o I
Ching diz: "Mantenha-se unido
a ele interiormente. A perseverança traz boa fortuna."
Quando o
I Ching diz ‘interiormente’, é possível que esteja se referindo ao Trigrama da
Terra, que é interiorizado, e que apresenta K'un, a Terra, uma imagem também
interiorizada, abnegada, receptiva, assim como a própria Linha Yin. Mais adiante, veremos que a Linha Yin na
Quarta posição, apresenta uma União exteriorizada, por já se encontrar no Trigrama
do Céu.
___ ___
_______
___ ___
___ ___ A Terceira
Linha
___ ___
___ ___
A Terceira Linha, a Linha do
Princípio Primordial da Terra, é Yin
e idealmente incorreta. Sua relação de correspondência com a Sexta Linha é
falha porque esta não se encontra dentro da União,
da Solidariedade que se propõe em Pi, Manter-se Unido... Sua relação de correspondência com a Quarta
Linha também é difícil – embora ambas sejam Linhas de transição – porque a
Terceira Linha ainda está bastante enredada com as três Linhas Yin anteriores a ela.
Dessa maneira, a Terceira Linha
nos apresenta uma situação onde não se encontra a Solidariedade correta, nem a União
ideal.
"Quem
não valoriza se mestre
e quem
não ama seu recurso
mesmo
inteligente, permanece enormemente desorientado" (8)
"O
Grande Caminho é bastante tranqüilo
Mas os
homens gostam bastante de trilhas" (6)
Por tudo isso, o I Ching diz: "Você une-se às pessoas
erradas."
___ ___
_______
___ ___ A Quarta
Linha
___ ___
___ ___
___ ___
A Quarta Linha, a Linha dos
Tesouros do Céu, é Yin e idealmente
correta. Sendo assim, e também pelo fato de já estar dando início ao Trigrama
do Céu ou Exterior, a Quarta Linha está sob a proteção do governante, a Quinta
Linha, e o serve com satisfação e humildade.
"Por
isso, o Grande Homem
coloca-se
no consistente e não coloca-se no rarefeito
Habita
no Fruto e não habita na Flor
Por
isso, afasta esta e persiste naquele." (10)
A flor é bela e atrai por sua
beleza. Lao Tsé neste Capítulo nos chama atenção para o fato de que o homem
pode se enredar demais no conhecimento intelectual que, como a flor, é belo e
atrativo, porém efêmero....
‘"Aquele
de conhecimentos avançados
Como a
flor do Caminho
É o
princípio da estupidez" (10)
O fruto, no entanto, advém da
flor, alimenta, e tem suas sementes contenedoras de vida retornando à terra,
trazendo assim o Retorno da Luz....
A flor são todas as outras Linhas Yin de
Pi, A União, Manter-se Unido e o fruto é a Quinta Linha, a Linha Yang do Homem Sagrado.
Assim, a Quarta Linha, a do
Tesouro do Espírito, O Conhecimento do Céu, é aquela que mais conhece o
Hexagrama Nuclear Po, Desintegração,
pois que neste Hexagrama, a Quarta Linha toma a posição da Quinta Linha, a
Linha da consciência iluminada.
O I Ching lhe diz: "Mantenha-se unido a ele também
exteriormente. A perseverança traz boa fortuna."
Quando o
I Ching diz ‘exteriormente’ é bem possível que esteja se referindo à Linha Yin
posicionada já no Trigrama do Céu, um lugar exteriorizado. Vimos mais atrás, que, para a Segunda Linha, o
I Ching aconselha que aquela se mantenha unida interiormente (por ser uma Linha
Yin e no Trigrama da Terra, um lugar interiorizado.
___ ___
_______ A Quinta
Linha
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___
A Quinta Linha é Yang e idealmente correta, ocupando o
lugar do Homem do Céu, aquele que é o rei, ou seja, aquele que possui a
consciência iluminada e infinita. É a Linha governante do Hexagrama, reunindo
em torno de si todas as outras Linhas que lhe manifestam Devoção, uma Virtude Yin – com exceção da Terceira e da Sexta
Linhas, os lugares de conclusão dos Trigramas da Terra e do Céu,
respectivamente.
O I Ching inicia seu texto: "Manifestação de Solidariedade." E continua: "Durante a caçada o rei usa batedores
somente em três lados e renuncia à caça que foge pela frente."
Os três lados possivelmente se referem às três Linhas Yin que seguem a Quinta Linha com
Devoção: a Primeira, a Segunda e a Quarta.
A caça que foge pela frente é a Sexta Linha que não se reúne
aos demais e já está deixando o Hexagrama, principalmente quando da formação do
Hexagrama nuclear.
Quanto à Terceira Linha, o rei, a
Quinta Linha, deixa que ela trilhe seus caminhos e que em algum momento possa
"acordar" e finalmente, aderir à União,
Manter-se Unido.
Por isso, o I Ching diz: "Os cidadãos não precisam ser
advertidos"
A Quinta Linha é, naturalmente, o
centro da União. Para ser o centro da
União, por ter aí chegado e por
manter este lugar, precisa possuir elevação,
constância e perseverança.
Também as outras Linhas que lhe seguem com Devoção
precisam possuir elevação, constância e perseverança. Essas três qualidades
podem ser possuídas tanto pelas Linhas Yin
quanto pela Linha Yang, apenas que
mantidas dentro de suas próprias Virtudes. Para as Linhas Yin, a Devoção. Para a Linha Yang,
a consciência iluminada. Sendo assim, é possível haver A União, é possível Manter-se
Unido, sem que nada seja forçado, com todos se aproximando por possuírem
uma mesma essência.
Por tudo isso, o I Ching conclui A União realizada sob a governança da
Quinta Linha com um feliz presságio: "Boa Fortuna"
"O
grande Caminho é vasto
Pode ser
encontrado na esquerda e na direita
Os dez
mil seres dependem dele para viver
E ele
não os rechaça
Conclui
a obra sem mostrar a sua existência
É o
manto que cobre os dez mil seres, sem agir como senhor
podendo
ser chamado de pequeno
Os dez
mil seres voltam para ele, sem que aja como senhor
Podendo
ser chamado de grande
Assim o
Homem Sagrado nunca age como grande
Por isso
pode atingir sua grandeza" (11)
___ ___ A Sexta
Linha
_______
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___
A Sexta Linha é Yin e idealmente correta, ocupando o
lugar do Princípio Primordial do Céu, o lugar do Sábio. No entanto, a Sexta
Linha não se convence a Manter-se Unida, ao contrário, sua saída do Hexagrama
primordial é inexorável e seu retorno poderá se dar na Primeira Linha do
Hexagrama nuclear Po, Desintegração,
inserido em Pi, Manter-se Unido, A União.
Essa passagem da Sexta posição
para a Primeira posição – quando somente então poderá se sentir atraída pela
Quinta Linha, a do rei, a da consciência iluminada.... faz com que o Ching diga: "Ele não encontra uma cabeça para
manter-se unido." A cabeça é
aquilo que prenuncia o nascimento, é o princípio. Porém, estamos falando da Sexta Linha, que é o final.
"Os
homens, na realização das atividades
Sempre
fracassam em suas quase-conclusões
Cautela
tanto no fim como no princípio
Conduz à
atividade sem fracasso." (1)
Do final até o re-começo, é um
longo processo. Dessa maneira, possivelmente a Sexta Linha chegará tarde demais
e perderá o tempo certo para Manter-se Unido, A União.
"Realiza-se
a partir de antes da existência
Organiza-se
a partir de antes da desordem" (1)
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Síntese
de Pi, União, Manter-se Unido
A Terra
recebe a Água,
formando Pi,
União, Manter-se Unido, Solidariedade
Em seu terceiro encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe
K’an, A Água, O Abissal, O Filho do Meio, e ambos formam o Hexagrama Pi, União
___ ___
_______
___ ___ Trigrama do Céu em
K'an, A Água, O Abissal
___ ___
___ ___
___ ___ Trigrama da Terra em K'un,
A Terra
Depois de formar a rocha, a
montanha, K'un, A Terra, recebe em si
mesma a própria Vida através da Água,
K'an, o Filho do Meio, aquele que
também simboliza a Lua, A Alma, A
Sabedoria da Vida e de sua perpetuação.
A Solidariedade manifestada em Pi,
Manter-se Unido, a União, é devido às cinco Linhas Yin que se agrupam em torno
de uma única Linha Yang, a Linha do Rei, a Quinta Linha, a Linha do Homem do
Céu.
A Terra possui Atributos como
Submissão, Devoção, Obediência, Abrangência, Receptividade enquanto a Água
possui o Atributo da Sabedoria - e a Quinta Linha, a Linha do Rei, demonstra
esta Sabedoria e por isso, possui a iluminação da consciência e pode governar
sabiamente.
Os dois Trigramas trazem Atributos
de movimento descendente: o Trigrama do Céu apresenta o rei e sua côrte
enquanto o Trigrama da Terra apresenta o povo.
A harmonia sempre presente no Hexagrama nos diz que o rei e seus súditos
vivem unidos.
No entanto, para que a União possa
realmente acontecer - e para que a Quinta Linha aja enquanto aquela que reúne,
através a expansão mais iluminada de sua consciência - as demais Linhas em torno
de uma motivação grupal, em torno da razão de todos se Manterem Unidos, o I
Ching diz ao Caminhante: Indague
ao Oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança.
(Veremos que existe esta
preocupação oracular, sim, em relação a esses Atributos que devem ser
realizados pelo Rei enquanto única Linha Yang do Hexagrama e enquanto Linha
Governante, em função do fato de que esta é a Linha culminante do Trigrama
Nuclear Ken, a Montanha, bem como do Hexagrama Nuclear Po, Desintegração, ou
seja, o I Ching, em entreLinhas, avisa que é possível que o Povo e a Corte
fiquem desgovernados, sem uma Linha, a Linha do Rei, que os bem Mantenha
Unidos.)
Vemos, portanto, que a Linha
Governante do Hexagrama Pi, Manter-se Unido, é a Quinta Linha, a única Linha
Yang do Trigrama do Céu e do Trigrama da Terra, a Linha do Rei que governa
harmoniosamente sua corte e seu povo e todos se mantêm unidos diante desta
mesma razão.
Vemos que os Trigramas Nucleares
inseridos são Ken, a Montanha, a Quietude, a Imobilidade, enquanto Trigrama
Nuclear Superior (e trazendo sua Linha Yang como cume da Montanha) e K'un, a
Terra, o Receptivo, enquanto Trigrama Nuclear Inferior. A Linha Yang do cume da Montanha, em Ken, é a
mesma Linha Yang na Quinta posição no Hexagrama Pi, Manter-se Unido, a Linha do
Rei e a Linha Governante. Sendo assim, o
Rei volta-se realmente para sua corte e para seu Povo, não demandando posições
ainda além daquelas que possui - o que deixa a Sexta Linha desprovida de
atuação dentro de Pi, Manter-se Unido.
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Tao Te Ching, O Livro do Caminho e
da Virtude – Lao Tsé
1.
Capítulo 64
2.
Capítulo 22
3.
Capítulo 81
4.
Capítulo 66
5.
Capítulo 60
6.
Capítulo 53
7.
Capítulo 11
8.
Capítulo 27
9.
Capítulo 54
10.
Capítulo 38
11.
Capítulo 34
Tradução de Wu Jyh Cherng –
Editora Ursa Maior. SP
O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão,
introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de
Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo,
Brasil
I Ching,
Alquimia dos Números
Wu Jyh
Cherng
Editora
Objetiva - Rio, Brasil
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada